Eduardo Braide propõe ação conjunta da polícia para o combate à violência

Agência Assembleia
03/05/2012 13h23

Eduardo Braide propõe ação conjunta da polícia para o combate à violência

O deputado Eduardo Braide (PMN) defendeu, na manhã desta quinta-feira (3), um esforço conjunto das instituições policiais para o enfrentamento da violência e da criminalidade no Maranhão.

Ele foi enfático ao afirmar que apoia a ideia de unificação das instituições policiais: Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

“Acho que, no momento, no caso das situações que o Maranhão vive hoje, se não se unificarem de forma oficial, mas que seja feito um grupo de trabalho e até de colaboração no sentido de combater a criminalidade em nosso Estado. No âmbito federal, por exemplo, teríamos a participação fundamental da Polícia Federal, no que diz respeito ao sistema de inteligência e ao sistema de informação”, afirmou o deputado.

Ele sugeriu que, em uma outra frente de trabalho, haveria a participação do Exército como tem acontecido no Rio de Janeiro, havendo ainda a parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil e o apoio das prefeituras de cada município.

“A Prefeitura de São Luis, tenho absoluta certeza, não se omitiria no sentido também de, através da Guarda Municipal, já que não pode fazer o papel ostensivo mas um papel de colaboração e de apoio. De modo que este é um momento importante pra unirmos os trabalhos e, quem sabe, formar um grupo de trabalho junto com a Polícia Federal, com Exército , Polícia Militar, Polícia Civil, as Prefeituras colaborando, o Ministério Público, o Poder Judiciário para que realmente a gente possa dar uma resposta a esta onda de criminalidade em nosso Estado”, argumentou.

Eduardo Braide comentou que o bárbaro assassinato do jornalista Décio Sá, ocorrido na Avenida Litorânea, na noite de 23 de abril passado, aumentou a sensação de insegurança da população. “Então, eu acho que este é um momento oportuno para que a gente possa viver aqui no Maranhão uma união no que diz respeito à cooperação de todos os entes do Governo Federal, do Governo Estadual e das Prefeituras para que a gente venha realmente melhorar e dar a segurança aqueles que realmente merecem que são os maranhenses e as pessoas que vem visitar o nosso Estado”, ressaltou o deputado.