Hélio Soares alerta sobre necessidade de discutir o transporte urbano

icone-whatsapp
Assecom / Hélio Soares
09/05/2012 18h32

Hélio Soares alerta sobre necessidade de discutir o transporte urbano
Foto original

 

O deputado Hélio Soares (PP), na sessão desta quarta-feira, 9, fez um alerta aos candidatos a prefeito de São Luís sobre a necessidade de discutir  e apresentar propostas concretas para a melhoria no transporte urbano da capital. Sendo ele, a situação é preocupante e se agrava cada vez mais, principalmente pelo fato de não haver uma discussão maior sobre o serviço.

 

O parlamentar, que é autor de várias indicações e projetos de lei dispondo sobre medidas  para melhoria no transporte público de São Luís, afirmou que tem feito levantamentos em outras cidades, como Curitiba (PR), Uberlândia (MG) e Goiânia (GO), aonde foram implantados outro meio de transporte que dá mais rapidez à locomoção dos passageiros. Trata-se do sistema do Ônibus Biarticulado BTR- ônibus que circula rapidamente e que é de concepção brasileira.

 

“Aqui na nossa cidade, nós podemos muito bem aperfeiçoar esses transportes, dando condições aos ludovicenses de uma locomoção mais rápida”, disse Hélio Soares, destacando que deu entrada a um projeto dispondo sobre a implantação do sistema de ônibus Biarticulado BRT- ônibus que circula rapidamente.

 

Por isso, o parlamentar deu entrada a uma indicação solicitando à governadora Roseana Sarney (PMDB) que determine, em regime de urgência a elaboração de um projeto de mobilidade em transporte urbano para a capital, que contemple o  modelo BRT,   interligando os bairros que compreendem a área Itaqui-Bacanga, passando pelo centro da cidade (Areinha), indo até  a Cidade Operária.

 

 Hélio Soares aponta que através desse sistema, no qual os ônibus circulam por vias já especificadas, fará com que o transporte seja mais rápido, correspondendo, assim, às necessidades dos passageiros.  Disse ainda que este meio de transporte é mais barato que o VLT, sistema de metrô, que a administração João Castelo pretende implantar até o final deste ano. 

 

“A implantação é mais rápida e mais barata, pois os fabricantes estão instalados no Brasil, não havendo portanto, a necessidade de importação de veículos, diferentemente do VLT, que é mais caro e precisa ser importado”, disse Hélio Soares, apontando que o custo do BRT chega em  torno de R$ 30 milhões por quilômetro, enquanto o VLT chega a R$ 60 milhões.

 

Além disso, segundo o parlamentar, enquanto a quantidade de passageiros transportados/hora/sentido no VLT é de 30 mil, no BRT, pode superar os 45 mil passageiros/sentido. Outra vantagem se refere aos recursos para o financiamento do projeto que estão disponíveis no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

 

 RIQUEZAS

 

Hélio Soares também discordou da deputada Eliziane Gama (PPS), que afirmou que o Maranhão é um dos Estados mais pobres da federação. Ele destacou que realmente o índice de analfabetismo é considerável, não só aqui, como na maioria dos estados nordestinos, que ressentem a falta da implantação de políticas públicas. Porém, é um estado rico, tendo o segundo porto mais importante do Mundo – o Itaqui -, várias reservas minerais localizadas no noroeste do Maranhão, como por exemplo, a Jaguar, instalada no município de Centro Novo do Maranhão e, o Corredor da Vale, que, segundo ele, é de uma riqueza imensurável.

 

 O parlamentar disse que o que falta são iniciativas parlamentares até para que as políticas públicas sejam realmente definidas e implantadas. “O Maranhão não é um Estado pobre. Eu discordo e vou discordar de qualquer colega parlamentar quando afirmar que o Maranhão é o Estado mais pobre da federação. Quem fala isso é porque não conhece o seu Estado, não conhece suas riquezas e não anda para conhecer, na verdade, o que nós temos e que é importante para o Brasil“.

 


Banner