Parlamentares lamentam morte do jornalista e político Neiva Moreira

icone-whatsapp
Agência Assembleia
10/05/2012 12h08

Parlamentares lamentam morte do jornalista e político Neiva Moreira
Foto original

 

Os deputados lamentaram, na sessão plenária desta quinta-feira (10), a morte do ex-deputado Neiva Moreira, ocorrida em São Luís nesta madrugada.

 

Ao abrir a sessão, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), fez o comunicado do falecimento de Neiva Moreira, manifestando o profundo pesar da Casa. Manifestou também solidariedade aos familiares, amigos e admiradores do ex-deputado.

 

“Neiva Moreira deixou um legado de coragem e de luta pela democracia que inspirou as novas gerações. Foi um dos políticos brasileiros que marcaram a sua ação tanto dentro do seu Estado natal o Maranhão como em todo Brasil e no exterior”, ressaltou Arnaldo Melo.

 

Logo em seguida à leitura da nota, os deputados postaram-se de pé e ficaram durante um minuto em silêncio, num gesto de homenagem a Neiva Moreira.

 

O líder da Oposição, deputado Marcelo Tavares (PSB), disse que Neiva Moreira foi um grande maranhense “que extrapolou as fronteiras do nosso Estado e passou a ser reconhecido nacionalmente pela sua maneira de pensar o Brasil, pela sua maneira de pensar o Maranhão e pela maneira sempre progressista como fazia política no Maranhão e no Brasil”.

 

Marcelo Tavares frisou que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) soma-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) nesse momento de dor e de pesar pelo falecimento de Neiva Moreira.

 

Ao ocupar a tribuna, o deputado Carlinhos Amorim (PDT) externou o sentimento de pesar em nome da bancada do PDT na Assembleia Legislativa.

 

“Neiva Moreira, que tem uma longa história no Maranhão e em nosso País, viveu uma trajetória marcada por muitas lutas, sobretudo pela ética. Neiva Moreira era considerado um dos homens públicos mais éticos desse País”, declarou Carlinhos Amorim, lembrando que Neiva Moreira foi fundador e presidente nacional do PDT.

 

A deputada Eliziane Gama (PPS) destacou que Neiva Moreira foi um importante protagonista de marcantes lutas políticas no Maranhão e teve uma participação decisiva na campanha de 2006, que levou Jackson Lago ao Governo do Estado. “Faço o registro do meu reconhecimento ao trabalho deste grande homem para o Maranhão e para o Brasil e também o meu pesar a toda a sua família”, frisou Eliziane Gama.

 

O deputado Neto Evangelista (PSDB), ao usar a tribuna, disse que o PSDB também se solidariza com a família do ex-deputado Neiva Moreira, “homem que representou não só para São Luís, não só para o Maranhão, mas para todo o País, homem que inclusive iniciou um trabalho para que hoje a Ilha de São Luís fosse conhecida como a Ilha Rebelde”.

 

Neto Evangelista acrescentou que Neiva Moreira “foi o homem responsável, no governo Juscelino Kubitschek, pela transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília. Então não é só o Maranhão que está de luto, o país inteiro está de luto. E o Partido da Social Democracia Brasileira se solidariza com a família deste grande líder”.

 

Para o deputado Othelino Neto (PPS), Neiva Moreira fará falta para o Maranhão, para o Brasil e para o mundo, “mas Neiva vai continuar sendo um grande líder por tudo aquilo que ele produziu para a história, tornando-se um dos referenciais da esquerda no mundo”.

 

Ao final da sessão plenária, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, comunicou que a presidência da Casa designou os deputados Carlinhos Amorim, Graça Paz e Valéria Macedo para representarem a Assembleia Legislativa no velório do ex-deputado Neiva Moreira.

 


Banner