Bira solicita que governo não mude nome da escola Paulo Freire

icone-whatsapp
Assecom / Bira do Pindaré
10/05/2012 16h50

Bira solicita que governo não mude nome da escola Paulo Freire
Foto original

 

O deputado Bira do Pindaré (PT) protocolou, na última quarta-feira (9), junto à Secretaria Geral da Mesa Diretora, da Assembleia Legislativa, indicação solicitando à governadora Roseana Sarney (PMDB) que mantenha a denominação Centro de Ensino Paulo Freire, em vez de Roseana Sarney Murad, para intitular uma escola localizada no  bairro Turu, em São Luís.

 

“Estou fazendo a indicação, em primeiro lugar, mas, se a indicação não for atendida, entrarei com uma ação popular e, da mesma forma que o advogado Josemar Pinheiro, eu também irei até a  última instância, em favor e em respeito à história do povo do Maranhão e às Constituições Estadual e Federal”, assegurou deputado.

 

O advogado Josemar Pinheiro enfrenta uma batalha, de aproximadamente 17 anos, pedindo a retirada dos nomes de pessoas vivas dos logradores públicos do Estado, como o nome do Senador José Sarney (PMDB) e parentes. O processo abrange, inclusive, a frase do Plenário Nagib Haickel, na Assembleia Legislativa, que, conforme o petista, até hoje alardeia o nome do Senador do Amapá, José Sarney.

 

Bira destacou, ainda, que o Maranhão faz parte da República Federativa Brasil, devendo seguir a Constituição Federal, além da Estadual. “As leis precisam ser respeitadas. Muitas vezes, a gente se inquieta com as pequenas infrações cometidas pelos mais pobres que normalmente vão para as barras da justiça, mas os de cima não dão exemplo, porque não respeitam as leis, não respeitam a Constituição, e a prova está aqui. O nome da escola continua na fachada, mas na farda já mudaram para o nome da governadora do Estado”, acrescentou.

 

Bira citou que frequentemente os maranhenses são vítimas de piadas feitas por cidadãos de outros Estados e destacou que o povo maranhense precisa ser tratado com respeito. “As pessoas estão achincalhando a nossa história, achincalhando o povo do Estado, exatamente porque a gente se cala e silencia para esse tipo de coisa que apequena a nossa história, que apequena o Maranhão. A gente é motivo de piada por causa de governantes inconsequentes. Mas o Maranhão não é da família Sarney, o Maranhão é do povo.”, declarou.

 

Segundo o professor maranhense Ciro Santos, prédios públicos não podem levar o nome de personalidades vivas. “O que essa família faz com o nosso patrimônio público é uma falta de respeito, uma contravenção penal, que, diga-se de passagem, é prevista em lei. Agora uma escola que faz uma singela homenagem a Paulo Freire passará a se chamar Roseana Sarney Murad? É um abuso mais que inconveniente, é um atrevimento, um capricho”, avaliou o educador.


Banner