AL concede títulos de "Cidadão Maranhense" a empresários

Assecom / Edilázio Júnior
10/05/2012 16h55

AL concede títulos de "Cidadão Maranhense" a empresários

A Assembleia Legislativa homenageou, na manhã desta quinta-feira (10), com o Título de Cidadão Maranhense, os empresários Carlos Francisco Schimidt e Parmênio Mesquita. A proposta é do deputado Edilázio Júnior (PV) que, durante o discurso na Sessão Solene, justificou a iniciativa afirmando ser uma forma de reconhecimento aos dois empresários que contribuem com o desenvolvimento do Maranhão.

A cerimônia de concessão de título de cidadão do Maranhão começou com o discurso do autor da proposta. Edilázio Júnior fez uma breve descrição da biografia dos agraciados. Segundo informou o deputado, Carlos Francisco Schimidt é natural de São Paulo e veio para o Maranhão em 1985 para verificar um empreendimento iniciado pelo seu pai. Com o espírito empreendedor, Schimidt transformou o pequeno frigorífico na maior rede de venda de carnes do Maranhão, a Fribal.

Sobre Parmênio Mesquita, Edilázio Júnior lembrou que antes de chegar às terras maranhenses, o piauiense da cidade de Castelo passou pelo Ceará, já com investimentos na área da construção civil com mais quatro sócios. Após o término da sociedade, Parmênio Mesquita veio para o Maranhão e hoje é o responsável por mais de 2 mil empregos diretos na Canopus Engenharia.

“É uma honra para nós maranhenses concedermos o título de cidadão do Maranhão para dois grandes homens que vieram de outros Estados e decidiram montar suas vidas aqui com olhos voltados para o empreendedorismo que deu certo e que hoje contribuiu com o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou Edilázio Júnior.

Após o discurso do parlamentar do PV, foi a vez do deputado Zé Carlos (PT) fazer considerações a respeito dos agraciados. Segundo o petista, os empresários têm papel de destaque no Maranhão por este investirem e gerarem desenvolvimento no Estado.

RECONHECIMENTO

Depois dos discursos, o deputado Edilázio Júnior leu um telegrama enviado pelo ex-deputado e empresário cearense, Fernando Linhares, endereçado a Parmênio Mesquita. O ex-parlamentar disse que o título é merecido pelo dono da Canopus pelo trabalho de anos desenvolvido na área da construção civil.

Em seguida, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), chamou o autor da proposta para a entrega dos títulos. Logo depois, os agraciados falaram a respeito da homenagem.

“Receber esse título é uma forma de reconhecimento do trabalho que desenvolvi neste Estado, embora confesse que, mesmo recebendo este título hoje, sinto-me maranhense de coração há muitos anos”, declarou Parmênio Mesquita.

O empresário Carlos Schimidt falou do sentimento que tem pelo Maranhão e das amizades que conseguiu durante os 27 anos que mora em terras maranhenses. “O sentimento de globalização de que não devemos nos prender em lugar algum não serve para o meu caso. Sinto que tenho ligação forte com minha terra natal, São Paulo, sentimento que compartilho com minha terra de coração, que é o Maranhão”, afirmou Schimidt.

O presidente Arnaldo Melo disse que título de cidadão maranhense somente deve ser concedido a pessoas que contribuíram com o Estado e que, no caso dos dois empresários, a homenagem é justa. “O povo do Maranhão agradece a esses dois maranhenses de coração e agora de fato”, disse o presidente.

Na solenidade estavam presentes o secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, que representou a governadora Roseana Sarney, o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Clodomir Paz, representando o prefeito de São Luís, João Castelo, a desembargadora Nelma Sarney, representando o presidente do Tribunal de Justiça, Guerreiro Júnior, além do secretário estadual de Esportes e Lazar, Joaquim Haickel.