Deputado busca solução para questão fundiária em Vila Nova dos Martírios

Assecom / Antônio Pereira
14/05/2012 09h47

Deputado busca solução para questão fundiária em Vila Nova dos Martírios

O deputado Antônio Pereira (DEM) — membro da comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa — prometeu nesta segunda-feira (14) que vai acionar o Congresso Nacional, o Tribunal da Justiça, o Incra, o Ibama e o Iterma, para resolver o problema fundiário enfrentado por cerca de 500 pessoas de 100 famílias de lavradores dos município de Vila Nova dos Martírios, despejados das terras onde viviam e trabalhavam há mais de 30 anos pela mineradora Vale e pela Suzano Celulose.

A decisão foi tomada depois que Antônio Pereira participou, na última quinta-feira (10), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município de Vila Nova dos Martírios, da uma grande audiência pública promovida, a seu pedido, pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente da Comissão, deputado Bira do Pindaré (PT), que acatou a iniciativa.

Durante a audiência, o democrata foi informado que as famílias, que antes moravam e trabalhavam nos povoados “Deus Proteja” e Cuverlândia, estão passando necessidades e jogadas na rua. Os lavradores denunciaram que foram expulsos porque a Vale e a Suzano alegam a posse da terra. Alegam que as empresas deveriam conceder compensação para todas as famílias. “Vamos mediar e tentar resolver esse impasse, que traz graves problemas sociais para Vila Nova dos Martírios”, afirmou o deputado.

O ex-prefeito de Vila Nova dos Martírios, João Pinto, reclamou que a Vale e a Suzano trouxeram grandes problemas sociais para Vila Nova dos Martírios, principalmente para as comunidades rurais, que agora protagonizam cenas de despejo de lavradores de suas casas e destruição das plantações, que serviam de sustento para milhares de pessoas. “O Incra e o Ibama deviam defender os lavradores, mas multaram a associação em R$ 50 mil”, declarou.

PRESENTES

Também participaram da audiência Pública o prefeito de Vila Nova dos Martíros, Welington Moreira Pinto (PR), a presidente da Câmara de Vila Nova dos Martírios, Maria Sousa, o advogado dos posseiros, Amadeus Pereira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vila Nova dos Martírios, Natal Silva, o representante da Igreja Católica, Francisco de Souza, e centenas de populares. Todos pediram a mobilização dos poderes constituídos em favor das famílias de lavradores.