Othelino Neto volta a criticar a Secretaria de Estado da Educação

icone-whatsapp
Agência Assembleia
15/05/2012 11h18

Othelino Neto volta a criticar a Secretaria de Estado da Educação
Foto original

 

O deputado Othelino Neto (PPS) voltou a criticar nesta terça-feira (15), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, o suposto descaso do governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seeduc), com milhares de estudantes do ensino médio de alguns municípios do Maranhão.

 

Segundo ele, as escolas estaduais dos municípios de Alto Alegre, Presidente Sarney e de Pinheiro ainda não iniciaram o ano letivo. “A situação em Pinheiro é ainda mais humilhante. Os estudantes foram duramente reprimidos pela Polícia Militar, quando protestavam contra a falta de aulas”, lamenta.

 

Para Othelino, o que está acontecendo em Alto Alegre e Presidente Sarney é realidade no município de Paulino Neves. Segundo ele, por falta de professores, ainda não começou o ano letivo na única escola do município, que está prestes a cair. “O FNDE liberou cerca de R$ 800 mil para construir a nova escola”, disse.

 

O parlamentar reconhece que a Prefeitura de Paulino Neves já fez sua parte da contrapartida do governo federal para construir a escola, cedendo o terreno para erguer o prédio. “Por falta de interesse e burocracia do governo do Estado, a Escola de Paulino Neves ainda não foi construída”, lamenta.

 

Na avaliação e Othelino, esse é mais um caso que  evidencia um problema grave, eminentemente por falta de gestão na área da educação do Maranhão. Ele reafirmou que não adianta colocar a culpa no Ministério Público que fez uma recomendação, em função da forma usada pelos gestores para contratar professores.

 

“Na realidade, é o concurso é a forma democrática, legítima e legal para contratar os professores. Ao invés de realizar um simples seletivo, o governo deve promover o concurso, que cria o vínculo e fortalece o quadro de professores e o sistema educacional do Maranhão”, disse Othelino.

 


Banner