Deputada Eliziane Gama pede explicações sobre prisão de cabo da PM

icone-whatsapp
Assecom / Eliziane Gama
16/05/2012 13h26

Deputada Eliziane Gama pede explicações sobre prisão de cabo da PM
Foto original

 

 

A deputada Eliziane Gama (PPS), que é membro da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias, destacou na manhã desta quarta-feira (16) a sua ida até o Quartel da PM para pedir explicações sobre a prisão do cabo Campos, preso nesta terça-feira (15), após apresentação de documentação sobre folga de policiais. O cabo é acusado de estimular outros policiais a não trabalhar.

 

“O cabo Campos continua preso, ele foi acusado de incitar militares do Batalhão de Choque a não trabalharem durante a greve dos rodoviários. Nós estivemos no Comando e falamos com coronéis. O Comandante Geral não pôde nos atender porque estava em outra atividade e, nós também não tínhamos agendado previamente”, explicou.

 

Na tribuna Eliziane Gama lembrou a luta da categoria durante a paralisação ocorrida no a no passado e destacou a participação do cabo Campos no período da manifestação, o que neste caso acaba sendo uma preocupação.

 

“O cabo Campos ao lado de outros militares, foi uma das pessoas protagonistas na luta pela valorização da categoria com aquela paralisação que aconteceu ano passado. E isto nos trouxe a preocupação, porque ficou claro nas conversas que tivemos com os militares que testemunharam aquele ato, que o cabo Campos não cometeu nenhum ato de desobediência como ele foi enquadrado no Art. 155 do Código Penal Militar”, comentou.

 

Eliziane disse que o episódio evidencia a necessidade de apresentação de uma proposta para elaboração de novo código de conduta militar no Maranhão que respeite a dignidade humana. Ela voltou a citar que hoje a Polícia Militar do Maranhão é conduzida a partir do Regime Disciplinar do Exército (RDE) criado na época da Ditadura Militar no Brasil. Ela explicou que segundo o RDE, os militares não podem fazer nenhum tipo de manifestação, e participar de sindicatos ou organizações.

 

“O Estado do Maranhão é o único Estado do Brasil que ainda é regido pelo RDE. Foi criada uma comissão para o código de ética, que já começou a ser discutido”, disse.


Banner