Seminário discute assistência a pessoas com deficiência

17/05/2012 10h50

Seminário discute assistência a pessoas com deficiência

A Assembleia Legislativa sedia hoje (17) e amanhã (18), no auditório Fernando Falcão da Casa, o I Seminário de Prevenção e Assistência a Pessoa com Deficiência (SEPAD). O evento - que conta com o apoio do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (GEDEMA) – faz parte das comemorações dos 20 anos de promoção de inclusão social do Centro Dialético dos Pais e Amigos dos Especiais (CDPAE).

O deputado Chico Gomes (DEM)- representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB) - esclareceu que ao longo do tempo, o Legislativo promoveu ações concretas e abriu suas portas para todas as entidades que lidam com a problemática das pessoas com deficiências no Estado do Maranhão.

O parlamentar lembra que a Assembleia já aprovou leis e promoveu seminários, para debater os problemas dos deficientes. “Os poderes precisam se conscientizar que os deficientes têm direitos, que infelizmente são desrespeitados, principalmente no que diz respeito à acessibilidade nos locais públicos”, afirmou.

A presidente do CCDPAE, Liane Souza, afirmou que a realização do SEPAD é, sem sombra de dúvida, um marco fundamental no fomento e aprimoramento das políticas públicas de atendimento às pessoas com deficiência no âmbito do Maranhão. “Agradecemos ao presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo e a senhora Valderês Melo, pelo apoio dado para realizar o seminário”, disse.

Por outro lado, o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Gilson Bessa, reclama da falta de políticas públicas voltadas para a questão da acessibilidade, não só dos deficientes físicos, mas dos cegos, dos surdos e dos outros deficientes que sofrem pela falta da infra-estrutura necessária para viver com dignidade.

PROGRAMAÇÃO

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, deputado Bira do Pindaré (PT), falou sobre o tema: “Construindo a Acessibilidade nos 400 anos de São Luís”. O deputado Eduardo Braide (PMN) também prestigiou o evento. Amanhã, durante mesa redonda que acontecerá a partir das 1430h, os debates do seminário giram em torno das soluções sobre as “Políticas Públicas: Uma questão de Cidadania e determinação Política.

Ao longo do Seminário, foram debatidos temas como: “Transtornos Globais do Desenvolvimento”; “Tratamento Ortopédico da Pessoa com Paralisia Cerebral”; “A Interdisciplinidade e Multidisciplinaridade na Construção da Inclusão no Maranhão”; “Transtornos Oculares na Paralisia Cerebral, na Síndrome de Down e Oftamologia para Pais”.

A programação do seminário conta também com as duas oficinas: “Tecnologia Assistiva e Adequação Postural” e “Chega Mais – Conversando com a família”, seguidas de plenária sobre a aprovação do documento síntese do I SEPAD.  O enceramento acontece ás 18h de amanhã, com a apresentação do Boi Cultural da APAE.