Cleide Coutinho pede serviços de telefonia para atender comunidade de Caxias

icone-whatsapp
Assecom / Agência Assembleia
18/05/2012 14h14

Cleide Coutinho pede serviços de telefonia para atender comunidade de Caxias
Foto original

 A deputada Cleide Coutinho (PSB) protocolou duas indicações na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, encaminhadas ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, e ao diretor de Relação Institucional da OI no Maranhão, Luís Maurício Lopes, solicitando a instalação de torres de telefonia móvel da OI, Claro, Vivo e TIM e telefones públicos (orelhões), para atender milhares de pessoas do conjunto residencial Eugênio Coutinho, situado na sede de Caxias, na região dos Cocais.

 

 A parlamentar informa que o conjunto residencial Eugênio Coutinho - construído por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal - tem duas mil unidades habitacionais e aproximadamente 8 mil habitantes, e teve sua ocupação iniciada em abril de 2011.  O conjunto situa-se a 3km da área central de Caxias, em sua franja urbana, e está cercado pelo lado leste,  oeste e a sul,  por bairros já consolidados há algum tempo.

 

 De acordo com Cleide, em recente pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento de Caxias, foi detectado que mais de 806 chefes de família residentes no Conjunto Eugênio Coutinho trabalha como autônomo.  “Assim sendo, um telefone móvel  torna-se um instrumento de  labor, pela fundamental  importância nos  contatos  com  os  clientes.   Este dado refere-se apenas a 40.6% dos chefes de família, onde o telefone móvel se faz necessário para todas as pessoas”, assinalou Cleide.  

 

 Diante dessa realidade, Cleide Coutinho reclama, também, que até hoje o conjunto residencial Eugênio Coutinho nunca teve aparelhos telefônicos de uso público (orelhões) nas vias e prédios públicos, contrariando o Decreto nº 7.512 de 30/06/2011, que trata do Plano Geral de Metas de Universalização do Serviço Telefone Fixo Comutado. “Nossa proposta é garantir a todos os cidadãos uma comunicação de qualidade para receber e originar chamadas”, afirmou.

 

NOTIFICAÇÕES

 

A parlamentar destaca que Caxias é uma cidade polo da Região Leste Maranhense, com uma população de  155.129 habitantes, segundo dados do Censo do IBGE de 2010. Cleide Coutinho comenta que a cidade de Caxias tem se destacado das demais pelo seu crescimento econômico, acima dos índices do PIB nacional, e por ajudar a conter parte do fluxo migratório do Maranhão, para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do País.

 

 Nas duas indicações, Cleide Coutinho informa ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, e ao diretor da OI no Maranhão, Luís Maurício Lopes, que as referidas operadoras de telefonia já foram notificadas pelo órgão responsável pela Proteção ao consumidor no Estado do Maranhão, o Procon, e pela Associação dos Moradores do Residencial Eugênio Coutinho (Amorec), por meio de abaixo assinado.


Banner