Comissão de Meio Ambiente da Assembleia visita Aterro da Ribeira

Assecom / Eliziane Gama
21/05/2012 13h22

Comissão de Meio Ambiente da Assembleia visita Aterro da Ribeira

Professores do Núcleo Geoambiental da Uema, representante da Funasa, Comissão de Meio Ambiente da OAB, Consultores da Assembleia Legislativa e estudantes do Curso de Biologia da Uema integraram a comitiva capitaneada pela presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da AL, deputada Eliziane Gama (PPS) durante visita ao Aterro da Ribeira na manhã desta sexta-feira, dia 18 de maio.

Esta foi a terceira de uma série de visitas que estão sendo realizadas pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de fazer os encaminhamentos para cobrar soluções dos órgãos responsáveis. Na semana passada a Comissão visitou as valas de São Luís e na primeira visita o foco foram algumas praias da cidade.

A comitiva, composta por ambientalistas, professores, alunos e a presidente da Comissão da AL, deputada Eliziane Gama, foi recebida pelo secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Marco Aurélio, que mostrou as instalações e condições do Aterro Sanitário e falou sobre os investimentos que serão feitos no local até o fim deste ano.

Segundo a deputada Eliziane Gama, o principal objetivo da ida ao Aterro da Ribeira foi observar se o local está adequado para atender a nova legislação federal referente aos resíduos sólidos, já que ainda não há um plano municipal para a cidade de São Luís e a elaboração deste plano será feita a partir de audiências públicas com representantes do poder público e sociedade civil organizada.

Eliziane Gama lembrou que mais 90% dos municípios maranhenses não têm aterro sanitário e nem gerenciamento de resíduos sólidos. Na capital, um único aterro atende a Grande Ilha — o Aterro da Ribeira, que tem prazo final de atividade em 2014.