Vianey Bringel defende recursos para saúde e critica pisos salariais

Waldemar Têrr / Agência Assembleia
21/05/2012 18h13

Vianey Bringel defende recursos para saúde e critica pisos salariais

A deputada Vianey Bringel (PMDB) fez um relato, na sessão desta segunda-feira (21), da 15ª Marcha dos Prefeitos a Brasília, que aconteceu entre os dias 15 e 17 deste mês. A parlamentar defendeu mais recursos para o setor da saúde, mas relatou que a presidente Dilma Rousseff sinalizou que não vai ratear os royalties do petróleo do pré-sal com os Estados não produtores e os municípios não produtores, o que a levou a ser vaiada por quase quatro mil prefeitos presentes.

Vianey Bringel contou que o encontro teve uma pauta na qual foram discutidos cinco assuntos importantes: o pacto federativo, a distribuição de royalties, a reforma tributária, o endividamento previdenciário e também a proliferação dos pisos salariais. A parlamentar afirmou que o setor de saúde é o que possui categorias com mais pisos, “justamente um setor que a gente sabe que está sem financiamento e que isso é muito pouco a todos os governantes, seja estadual ou municipal”.

A deputada disse que os municípios não têm de onde tirar o dinheiro para pagar esses pisos salariais aprovados. “Para um fisioterapeuta, são quatro mil e tantos reais e para um auxiliar de enfermagem são três mil e tantos. Não digo que eles não sejam capazes de receber isso, mas a gente deve discutir quem vai pagar a conta, porque todos no Brasil vêem o escândalo em que está a nossa saúde. Sou uma profissional da saúde, sou médica, mas eu digo: o problema é em toda a Unidade Federativa do Brasil”, relatou.

MIL CASAS

A deputada informou que a prefeitura de Santa Inês realizou, na sexta-feira, a premiação de mil casas que devem ser entregues, provavelmente, depois do mês de agosto ou outubro, evento do qual ela também participou. “Foram sorteadas mil pessoas e foi feito um cadastro reserva de trezentas, mas o município também já é agraciado com mais mil”, revelou.

Vianey Bringel deu ainda uma boa notícia aos prefeitos dos municípios com menos de cinquenta mil habitantes. A presidente Dilma disse, na marcha, que vai fornecer retroescavadeiras e motoniveladoras aos municípios com menos de cinquenta mil habitantes. Basta que acessem o site do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a partir do dia 15 de junho até 15 de outubro, para que se habilitarem. O objetivo do Governo Federal é melhorar as estradas vicinais dos pequenos municípios, ajudando a população no escoamento também da agricultura.