Braide faz apelo para que a greve dos rodoviários chegue ao fim

Ribamar Santana / Agência Assembleia
22/05/2012 15h12

Braide faz apelo para que a greve dos rodoviários chegue ao fim

O deputado Eduardo Braide (PMN) ocupou a tribuna da Assembleia, na sessão desta terça-feira (22), para fazer um apelo às partes envolvidas com a greve dos transportes coletivos de São Luís para que encontrem uma solução, o quanto antes, para a situação que prejudica a vida de milhares de pessoas. “A população está sendo submetida, inclusive, a cobranças extorsivas daqueles que se dispõem a fazer o transporte alternativo”, afirmou.

Segundo o deputado, são 650 mil usuários que sendo penalizados por conta da greve no sistema de transporte coletivo de São Luís. “Acho que o momento é oportuno para que haja uma discussão sobre o sistema de transporte público coletivo de nossa capital. Foi feito um comparativo em relação a outras capitais e constatou-se que em algumas as tarifas são menores e a qualidade do transporte é melhor”, analisou.

De acordo com Eduardo Braide, a reivindicação dos motoristas e cobradores é justa mas, por outro lado, o direito de ir e vir dos usuários também é justo e não se pode desconsiderar que o direito de uma pessoa termina onde começa o da outra. “A presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargadora Ilka, muito bem ressaltou esse aspecto em sua decisão de declarar a greve ilegal e aplicar multas”, observou.

Eduardo Braide revelou que recebeu denúncias de que mototaxistas estariam cobrando por quilômetro rodado, ou seja, dependendo da distância, o valor seria muito mais caro que o usual numa corrida de táxi. “Espero que essa situação possa realmente servir de reflexão, para que a gente possa ver uma melhoria concreta no transporte público de nossa capital”, comentou.

O deputado reconheceu a medida anunciada pelo prefeito de São Luís, João Castelo, de realizar uma licitação para que haja uma concorrência no sistema de transporte, como já sabia que poderia resultar num preço
de passagem menor e em melhor qualidade dos serviços.