Deputados cobram solução imediata para acabar greve de ônibus

Agência Assembleia
23/05/2012 12h44

Deputados cobram solução imediata para acabar greve de ônibus

Os deputados Raimundo Cutrim (PSD), Bira do Pindaré (PT) Manoel Ribeiro (PTB), Roberto Costa (PMDB) e Magno Bacelar (PMDB) ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (23), para cobrar uma posição concreta e imediata para acabar com a greve dos motoristas e cobradores, que há mais três dias penaliza cerca de 700 mil usuários do transporte coletivo na capital maranhense.

Raimundo Cutrim disse que acompanha o noticiário acerca da greve, e leu que o próprio prefeito João Castelo (PSDB) declarou, durante entrevista a um jornal local, que não cabia à Prefeitura de São Luís intervir no assunto. “Isso é uma incoerência. As concessões das linhas de ônibus são feitas pela prefeitura”, afirmou.

Para Cutrim, enquanto a população está penalizada, o prefeito João Castelo (PSDB) ensaia mais uma promessa eleitoreira, a exemplo do hospital de urgência e emergência, que nunca saiu do papel: a construção de um metrô de superfície, ligando o centro da cidade ao bairro do São Cristóvão.

Da mesma opinião compartilha o deputado Bira do Pindaré (PT), dizendo que é um absurdo essa situação vivida pela população de São Luís. “Estamos há três dias sem ônibus e o prefeito ainda declara que não tem nada a ver com a grave. Nunca tinha visto isso na minha vida. Ônibus é concessão pública”, reclama.

Por outro lado, o deputado Manoel Ribeiro (PTB) declarou que ameaças do TRT de multar o Sindicato dos Rodoviários e o Sindicato das Empresas de Transportes não resolve o problema. Ele acha que a solução para acabar com a greve é a negociação entre patrões e empregados. “Não adianta colocar ônibus nas ruas porque com certeza eles serão quebrados”, avisa.

Já o deputado Roberto Costa observou que a decisão do TRT, concedendo reajuste de 7% aos rodoviários, não resolveu o problema. “A situação piorou porque a 50% da frota de ônibus estava rodando. Depois, houve a paralização total. Agora, a população de São Luís é obrigada a enfrentar a afronta à decisão judicial e a omissão do prefeito João Castelo”, lamenta.

Na avaliação do deputado Mago Bacelar (PMDB), todos os deputados que o antecederam na tribuna estão cobertos de razão, quando cobram uma posição do prefeito João Castelo (PSDB) para acabar com a greve dos ônibus. Segundo Magno, a situação está prejudicando a classe trabalhadora, os empresários e até o funcionamento da Assembleia Legislativa do Maranhão.