André Fufuca destaca trajetória do desembargador Raimundo Cutrim

icone-whatsapp
Marcelo Vieira / Agência Assembleia
24/05/2012 10h43

 

“O combatente do bom combate”. Foi assim que o deputado André Fufuca (PSD) se referiu ao desembargador Raimundo Cutrim, que se aposentou na terça-feira (22) de sua função. Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou a vasta e vencedora trajetória do desembargador, que já ocupou os cargos máximos do Poder Judiciário do Maranhão.

 

Para André Fufuca, o Tribunal de Justiça do Maranhão perde uma de suas mentes mais brilhantes, um dos cérebros mais inteligentes que aquela Casa pôde ver. Ele considera Cutrim, homem de sabedoria bíblica e salomônica, que soube conduzir o TJ do Estado. “Em toda a sua carreira no Judiciário, ele ascendeu por merecimento: juiz a desembargador, desembargador a corregedor, corregedor a juiz daquela Casa, enfim, todos os cargos por merecimento”.

 

O deputado ressaltou a capacidade de Raimundo Cutrim de superar as críticas recebidas por ele, que em vez de servir para fragilizá-lo, serviram para de motivação para continuar sua trajetória vitoriosa.

 

“E ele as usou para poder construir a sua história e ajudar a construir a história da Justiça do Estado. Medir a ação desse magistrado é dificílima, é uma tarefa hercúlea você medir as ações feitas pelo desembargador Raimundo Cutrim. A constelação de fatos e atos feitos por ele permanecerão brilhando incessantemente pelos ecos da eternidade”, afirmou Fufuca.

 

Segundo o deputado, a história escolheu Raimundo Cutrim também para ser o pioneiro de muitas ações. “Por isso eu costumo dizer que não são quantidades numéricas, que não são medidas normais que poderão medir a contribuição dele para o nosso Estado, visto o tamanho do pioneirismo e o desbravadorismo dele para muitas ideias inovadoras que a gente viu”.

 

André Fufuca fez uma breve retrospectiva da carreira do homem de família humilde que chegou a São Luis e com muita luta e dificuldade conseguiu chegar aonde chegou. Sua aposentadoria deixa uma lacuna grande no Tribunal de Justiça, como homem que fez história na vida do Judiciário do Maranhão.

 

TRAJETÓRIA

 

Destacou-se como advogado combatente e militante das causas dos mais necessitados. Na magistratura, foi pioneiro e pelo acaso, o destino foi pioneiro na minha querida e amada Santa Luzia, onde também foi o primeiro titular da Vara, titular também da cidade de Itapecuru-Mirim, titular da cidade de Codó, titular da cidade de Imperatriz e titular também da cidade de São Luís.

 

O Estado do Maranhão foi um dos primeiro do país a ser pioneiro na questão da licença maternidade de 180 dias para mães, para as empregadas do judiciário, graças à proposição do desembargador Raimundo Cutrim.

 

A Vara Especial em Defesa da Mulher e da Criança, também foi proposição do desembargador Raimundo Cutrim. Essa Vara é mais um instrumento para o ato mais covarde, brutal e arcaico que existe que é o ato de violência contra a mulher e contra a criança. Foi de autoria dele também os casamentos comunitários.

 

Mas o destino também guardou a ele o papel de edificador, não podemos esquecer a reforma e ampliação do Fórum do Calhau, transformando aquele edifício em um monumento a posteridade. Eu acredito que o que levou a construir, foi à compreensão que manutenção de lugares e amigos também é um fato para se entrar na história.

 

ENCERRAMENTO

 

O deputado encerrou seu pronunciamento ressaltando que a dignidade do Poder Judiciário como sustentáculo da democracia e do estado democrático de direito, terá guardado o Desembargador Raimundo Cutrim, como um dos seus paladinos e dos seus baluartes. Deixa hoje o Tribunal de Justiça, deixa hoje com a grandeza que entrou, deixa hoje com a grandeza de sua vida pautada por humildade, por ética e por coragem.

 


Banner