Eliziane repercute dados do IBGE e lamenta baixos indicadores de São Luís

Assecom / Eliziane Gama
29/05/2012 12h51

Eliziane repercute dados do IBGE e lamenta baixos indicadores de São Luís

A presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputada Eliziane Gama (PPS), repercutiu na tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (29) os dados divulgados pelo IBGE referente a saneamento básico e que apontam o problema na cidade de São Luís. Na tribuna, a parlamentar destacou as ações e atividades da Comissão de Meio Ambiente e as visitas estratégicas empreendidas pela comissão no último mês.

“Nós, da Comissão de Meio Ambiente desta Casa, fizemos um planejamento estratégico de visitas de verificação in loco em pontos estratégicos do Estado do Maranhão da questão ambiental. E aqui na ilha de São Luís focamos o nosso posicionamento em áreas que compreendemos ser gritantes”, destacou.

Eliziane lembrou a visita à orla marítima, as valas e canais da cidade e também da visita ao Aterro da Ribeira. A deputada explicou que o foco da Comissão é pautar as visitas na discussão nacional para a adequação à Legislação Federal da Política de Resíduos Sólidos.

“Fizemos uma visita ao Aterro Sanitário da Ribeira e ali verificamos as condições de funcionamento. Também visitamos as valas que estão hoje construídas na cidade e estão praticamente todas, com raras exceções, a céu aberto. Valas que foram construídas na década de 80 e que colocam em risco a vida das pessoas,” comentou.

DADOS

A parlamentar também fez referência aos dados divulgados na semana passada pelo IBGE que aponta São Luís como a segunda cidade de 1 milhão de habitante com o maior número de esgoto a céu aberto e também destaca problemas relacionados ao  acúmulo de lixo, arborização, entre outros .

“Vendo o levantamento feito pelo IBGE sobre a situação de saneamento básico da cidade de São Luís, os dados não são surpresa, apenas a constatação de que São Luís é uma das capitais do Brasil que tem a menor cobertura de saneamento básico”, declarou.

Segundo a deputada, os números apontam que São Luís está acima da média nacional de 11% no ranking das posições metrópoles brasileiras referente a residências situadas em logradouros com problemas de saneamento básico. Ela também comentou os dados relacionados ao acúmulo do lixo, pois a média nacional é de 5% e a cidade de São Luís está acima da média ocupando o terceiro lugar na posição, mostrando o grave problema também nesta área.

“São casas construídas em áreas onde há vulnerabilidade de contaminação especificamente por todo tipo de coliformes fecais e outros tipos de contaminação, a média nacional é de 11%. E 33,9% das residências de São Luís estão localizadas hoje em situação de vulnerabilidade para a contaminação pela falta de saneamento básico”, esclareceu.

Eliziane finalizou o discurso dizendo que é preciso encontrar soluções e que a partir das parcerias pública e privada pode haver maior investimento nas áreas apontados na pesquisa para resolver esse problema. “Nenhuma dessas ações foram adotadas na nossa cidade nas ultimas décadas, portanto a posição de São Luis nesses indicadores apresentados agora pelo IBGE mostram que o governo municipal precisa ter uma ação enérgica”, disse.

AUSÊNCIA

Na tribuna, a deputada explicou o motivo da sua ausência nos últimos dias na Assembleia Legislativa e disse já encaminhou requerimento a Mesa Diretora justificando as ausências. Ela esclareceu que por causa de problemas de saúde das filhas e também da morte de um sobrinho não pode estar presente nas ultimas sessões legislativas.

“As minhas duas filhas tiveram problemas de saúde, e precisei apoiá-las e estar com elas durante esse período no hospital, e graças a Deus estão bem!", disse.

Ela também registrou a morte do membro de sua família ocorrida na semana passada. "E também quero registrar que posterior a isso se sucedeu uma tragédia familiar que foi a morte de um sobrinho querido, amado por todos nós e que foi assim uma grande dor para a família a perda de um jovem de pouco mais de 20 anos e que trouxe a toda família uma situação de angústia profunda”, lamentou.