Graça Paz defende mais investimentos no Litoral Norte Maranhense

icone-whatsapp
Waldemar Têrr / Agência Assembleia
29/05/2012 15h37

Graça Paz defende mais investimentos no Litoral Norte Maranhense
Foto original

 

Na sessão desta terça-feira (29), a deputada Graça Paz (PDT) pediu de todos os colegas parlamentares o apoio com o intuito de ajudar uma das regiões mais carentes de investimento do Estado, uma região agregada à Baixada Ocidental, mas com particularidades e necessidades diferentes, conhecida como Litoral Norte Maranhense e composta pelos municípios de Central do Maranhão, Mirinzal, Guimarães, Porto Rico do Maranhão, Cedral, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu.

 

A deputada disse que são nove municípios aguardando uma chance para se desenvolverem e quase 150 mil habitantes esperançosos por dias melhores. “Gostaria de unir esforços, principalmente com os colegas que representam aquela região, como os deputados Chico Gomes (DEM), Hélio Soares (PP), Marcelo Tavares (PSB), Raimundo Cutrim (PSD), Jota Pinto (PR), Hemetério Weba (PV), Gardeninha Castelo (PSDB), Neto Evangelista (PSDB), e todos aqueles que já receberam apoio daqueles municípios”, afirmou.

 

Graça Paz fez o apelo principalmente ao poder público, mas também ao setor privado, e garantiu que tendo as condições básicas, com certeza, irão levar investimentos à região. “Precisamos estabelecer metas, buscando elaboração do modelo de desenvolvimento sustentável que apontará, inicialmente, os problemas, as prioridades e as alternativas em busca das soluções e, em seguida, mostrará a vocação daquela região, suas potencialidades e as melhores saídas para se atingir seu desenvolvimento”, garantiu.

 

Na avaliação da parlamentar, “a maior prioridade para desenvolver uma região, com certeza, é a construção e a melhoria da malha viária”, e admitiu que nesses últimos governos muitas estradas foram construídas, como recentemente foram inauguradas as estradas de Porto Rico do Maranhão e Apicum-Açu, dois dos maiores produtores de peixe e camarão do Estado, que eram extremamente prejudicados por não possuírem vias de acesso adequadas para o escoamento de suas produções.

 

ESTRADAS MELHORES

 

A deputada disse também que existe, hoje, a necessidade urgente de construir o trecho de estrada que liga o município de Bequimão a Central do Maranhão, que tem aproximadamente 35 km a 40 km de extensão, incluindo uma ponte de mais ou menos de 300 metros sobre o Rio Pericumã. “Essa obra encurtará, que eu tenho certeza de que ela vai ser realizada, a distância em cerca de 90 km para quem utiliza ferry-boat e se desloca a um dos nove municípios do Litoral Norte Maranhense”, assegurou.

 

Graça Paz anunciou que já deu entrada a um requerimento que vai ser encaminhado ao secretário de Infraestrutura do Estado, Marx Barros, pedindo informação de como se encontra a estrada que liga Bequimão a Central do Maranhão.

 

“E, posteriormente, vou inclusive pedir aos deputados, principalmente àqueles da Baixada, desses municípios que eu cito, para que se juntem comigo, para chegarmos até a governadora para pedir essa estrada que é de grande importância para mais de 150 mil habitantes que esperam por esse benefício nesses nove municípios do Litoral Norte Maranhense”, destacou Graça Paz.

 

VOCAÇÕES ECONÔMICAS

 

Além de estradas, a região, segundo a deputada, precisa da implantação e ampliação de vocações econômicas como o desenvolvimento da aquicultura e da pesca. “O Maranhão possui o segundo maior litoral do país, mas está longe de ser um dos maiores produtores de pescado e camarão. Há falta de investimento na área, há carência de tecnologia, os nossos pescadores trabalham em condições deploráveis correndo risco de morte diariamente, enfrentando o alto-mar com equipamentos arcaicos, muitos deles utilizando ainda como sonar canos de PVC em busca dos cardumes. As embarcações desgastadas pela ação do tempo tentam atender os requisitos míni mos de segurança”, avaliou.

 

Afirmou, ainda, que o Estado é visitado constantemente por embarcações muito melhor equipadas advindas de outros Estados, levando para longe renda que aqui poderia ficar.

 

Por fim, a parlamentar lembrou que a região possui vários rios perenes que são grandes produtores de peixes da água doce e vocação para o ecoturismo. “Falo em explorar, de forma responsável, as belezas naturais tão abundantes, como a Floresta dos Guarás, as Reentrâncias Maranhenses, as lindas e desertas praias existentes nas várias ilhas que margeiam o litoral norte do nosso Estado e muitas outras atrações”, garantiu, lembrando que possui “um carinho especial por aquela gente, por ser também daquelas terras, como muitos da Assembleia com votação nesses municípios”.

 


Banner