Chico Gomes solicita Centro de Capacitação Tecnológica para Viana

icone-whatsapp
Waldemar Têrr / Agência Assembleia
30/05/2012 11h46

Chico Gomes solicita Centro de Capacitação Tecnológica para Viana
Foto original

 

O deputado Chico Gomes (DEM) anunciou, na sessão desta quarta-feira (30), que apresentou indicação endereçada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, Olga Lenza Simão, e à governadora Roseana Sarney, solicitando a instalação, em Viana, de um polo profissionalizante para atender a juventude do município e dos vizinhos Arari, Vitória do Mearim, Cajari, Matinha, Olinda Nova, São Vicente de Férrer, São João Batista, Cajapió e outros municípios que venham a ser atraídos pelo empreendimento.

 

Gomes disse que na cidade pode ser instalado um dos Centros de Capacitação Tecnológica que o governo do Estado pretende implantar e que a Baixada merece. Na avaliação dele, a única forma de propiciar a inclusão produtiva no meio rural e no meio urbano é através da capacitação profissional de nível básico, médio e superior, voltada para as atividades urbanas e rurais.

 

Ele contou que desde 2002 foram instituídos no Maranhão os Centros de Capacitação Tecnológica com unidades instaladas e em fase de instalação em 10 municípios-polos.

 

De acordo com Gomes, “essas unidades são dotadas de infraestrutura moderna, com equipamentos e insumos indispensáveis às práticas das ciências e a operacionalização de diferentes cursos profissionalizantes, e poderão propiciar a superação da pobreza através do desenvolvimento sustentável, dotadas de laboratórios de física, química, biologia, matemática, informática e outros de acordo com a vocação de cada região, e dotadas ainda de quadras e equipamentos para as práticas desportivas; estas unidades oferecem à nossa juventude o caminho para um futuro melhor”.

 

“Como superar a pobreza extrema em que se encontra 25% da população maranhense? Nós temos cerca de 1, 7 milhão de pessoas na extrema pobreza. A extrema pobreza, definida pelo IBGE, são aquelas famílias que tem uma renda mensal per capta de até R$ 70”, contou.

 

Na avaliação do parlamentar, a educação é o carro chefe do desenvolvimento social, mas não basta somente a pré-escola, ensino fundamental e o ensino médio ou meramente acadêmica, é preciso dar oportunidade à juventude com o ensino profissionalizante, de acordo com a vocação local e os empreendimentos econômicos.

 


Banner