Eliziane critica colapso no transporte público de São Luís

Assecom / Eliziane Gama
30/05/2012 13h35

A deputada Eliziane Gama (PPS) criticou, na manhã desta quarta-feira (30), os sérios problemas do transporte público na cidade de São Luís e pediu solução urgente para por fim a greve dos rodoviários, que já dura mais de 10 dias.

“É revoltante e inaceitável o que está acontecendo em São Luis. A OAB e a Câmara Municipal já tentaram resolver, a Assembleia Legislativa tem feito este debate, e a sociedade continua sendo penalizada, pois chegamos a mais de 15 dias de greve, e isso realmente nunca aconteceu na história desta cidade. Isso é grave e sério, pois nenhuma resposta foi dada até o presente momento”, disse a deputada, lamentando o prolongamento da greve dos rodoviários.

Eliziane falou que nenhuma ação nos últimos anos foi feita para melhoria no inchaço do transporte público da capital e disse que quem mais sofre é a população que não tem alternativa de transporte, principalmente durante período de greve.

A deputada também criticou as condições da frota de São Luís. “Não existem hoje 350 ônibus novos na cidade circulando, já conversei inclusive com o sindicato e outros movimentos da área que afirmam, categoricamente, que foram apresentados alguns ônibus novos, mas a frota está sucateada, há ônibus de 20 anos que ainda estão rodando”, relatou.

METRÔ DE SUPERFÍCIE

Em aparte concedido pelo deputado Roberto Costa, a deputada Eliziane Gama refutou a proposta apresentada pela deputada Gardênia Castelo de instalação, até o fim da atual gestão municipal, do projeto do Metrô Leve (VLT) em São Luís. Eliziane defende que o VLT é um recurso que permite repensar as cidades com mobilidade sustentável, porém não há tempo hábil para o atual prefeito implantar esta alternativa de transporte.

“Não dá para falar em VLT neste momento, primeiro por que não há tempo, nem recurso para ser feito agora, além de todo o processo burocrático que é inviável, pois estamos no período eleitoral em que temos uma série de impedimentos legais de prazos e ainda termos aí uma discussão da vinda do VLT para São Luís, que todo mundo sabe que não é um projeto simples, é projeto ousado e macro”, explicou.