Roberto Costa afirma que não permitirá aumento nas tarifas de passagem

Assecom / Roberto Costa
30/05/2012 13h37

Roberto Costa afirma que não permitirá aumento nas tarifas de passagem

Em seu discurso, decorridos 16 dias de greve, o deputado Roberto Costa (PMDB) afirmou que não permitirá que o prefeito aumente a tarifa das passagens de ônibus na capital. De acordo com o parlamentar, em reunião no último dia 14 de maio, os representantes da Prefeitura de São Luís afirmaram que não sabiam se a tarifa iria aumentar.

“De acordo com a ata da reunião do último dia 14, que aconteceu no TRT, na presença da desembargadora Ilka Esdra e dos representantes dos Sindicatos dos Rodoviários e dos Empresários, a prefeitura se manifestou afirmando que há uma defasagem de 7% no valor tarifário. A ata da reunião diz que ‘O Município, por sua vez, argumenta que a defasagem do valor tarifário não é o colocado pelo SET, mas gira em torno de 7%’, e os representantes da prefeitura, o procurador do Município, o senhor Marco Antonio Amaral Azevedo, diz que não pode informar se vai ser concedido o aumento de tarifa”, disse Costa.

O parlamentar afirmou que a lógica trabalhada pelo prefeito de São Luís é a de desgastar a população com a greve para justificar um aumento tarifário. “O prefeito João Castelo está se escondendo para ganhar tempo com o desgaste da população na greve e mais na frente justificar um aumento de passagem. Se eles próprios reconhecem que há defasagem e não procuraram os Sindicatos para apresentarem soluções alternativas ao aumento tarifário, é porque mais na frente eles querem justificar o aumento de passagem”, afirmou Costa.

Diante do exposto, o deputado Roberto Costa garantiu que de forma alguma permitirá o aumento nas passagens. “Nós não podemos penalizar, com aumento de passagem, os estudantes, idosos e a população em geral por um erro que é do prefeito, de falta de planejamento e de gestão. Ontem mesmo eu dei entrada em uma representação no Ministério Público para investigar essa omissão do prefeito João Castelo, porque atualmente ele é a única pessoa que pode pôr fim a essa greve e não procura fazer nada”, disse o parlamentar.

Além das pessoas que dependem de ônibus diariamente, Costa lembrou que a greve está atingindo outros setores. “Além das 700 mil pessoas que dependem de ônibus, nós temos também uma queda no comércio que gira em torno dos 35%. Os empresários já tiveram um prejuízo de mais de 4 milhões, só uma semana. Isso significa uma perda significativa para São Luís, que em termos de arrecadação é o principal município do estado. Logo, podemos afirmar que o Maranhão também está tendo prejuízos de arrecadação com a greve, que já perdura por 16 dias”, finalizou o deputado.