Deputados do Maranhão participam da XVI Conferência da Unale

Ribamar Santana / Agência Assembleia
01/06/2012 16h58

Deputados do Maranhão participam da XVI Conferência da Unale

Os deputados Hélio Soares (PP), Jota Pinto (PR), Edilázio Júnior (PV), Raimundo Louro (PR), José Carlos (PT), Carlinhos Florêncio (PHS), Rogério Cafeteira (PMN), liderados pelo presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB), participaram da XVI Conferência União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que foi aberta oficialmente na última quarta-feira (30), no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte.

“Matriz energética e alternativas para o futuro” foi o tema principal da conferência que teve como palestrantes o governador de Pernambuco, Eduardo campos (PSB), o ex-ministro das Minas e Energia, Shigeaki Ueki, o senador Roberto Requião (PMDB/PR) e o economista Ricardo Amorim.

Na oportunidade, o relator da Comissão Especial da Dívida Pública da Assembleia de Minas Gerais, deputado Bonifácio Mourão, defendeu a criação de uma proposta comum para a renegociação da dívida dos Estados com a União. Minas é um dos Estados mais afetados pela dívida com a União.

“Trouxemos para esse debate uma proposta baseada em três pilares principais: a redução dos juros de 7,5% para 2%; a troca do indexador do Índice Geral de Preços de Disponibilidade Interna (IGP-DI) para i IPCA com efeito retroativo a 98; e a diminuição do comprometimento da dívida de 13% para 9%”, sugeriu o deputado.

Em palestra promovida pelo Interlegis, que é um projeto desenvolvido pelo Senado, em parceria com o Banco Mundial, com o objetivo de modernizar e integrar o Poder Legislativo nos níveis federal, estadual e municipal, foram repassadas informações aos servidores de Assembleias e Câmaras Municipais, durante a conferência, sobre o sistema digital que possibilita aos Legislativos de todo o Brasil desenvolver um portal gratuito na Internet.

No encerramento da conferência, que acontece hoje (01), será eleita a nova diretoria da Unale para o biênio 2012-2013. O deputado catarinense Joares Ponticelli (PP) encabeça, como candidato único, a chapa da nova diretoria à sucessão do deputado acreano José Luís Tchê (PDT).