Magno Bacelar diz que Maranhão se destaca em investimentos na área da educação

icone-whatsapp
Agência Assembleia
05/06/2012 10h47

 

O deputado Magno Bacelar (PV) declarou, na manhã desta terça-feira (5), que ficou entusiasmado com a notícia de que o Maranhão é o 14º Estado da Federação brasileira em termos de investimento na educação. Segundo ele, o Maranhão cumpriu a meta traçada pelo governo, investindo 26,72% do seu orçamento na educação.

 

“Este fato é uma evidência clara de que a nossa governadora Roseana Sarney tem uma política para o nosso Estado na questão educacional, mostrando que vem investindo aquilo que é possível na educação do nosso Estado”, salientou o deputado.

 

Ele lembrou que, recentemente, a governadora Roseana participou em Brasília de uma audiência com o ministro da Educação, Aluísio Mercadante, a quem pediu apoio para a capacitação de três mil professores que serão submetidos a concurso para atender às necessidades no setor educacional.

 

“A nossa governadora Roseana Sarney é muito zelosa na questão da educação e vem aplicando corretamente os recursos públicos, atingindo índices como os 26,72%. Melhor inclusive do que o de Estados como, por exemplo, o Rio Grande do Sul, que aplicou apenas 19%, a Bahia e outras unidades da Federação”, frisou Magno Bacelar.

 

Ele explicou que o levantamento foi feito por meio do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os dados de 2011, segundo o deputado, ainda não foram consolidados. Na lista dos estados que não cumpriram o mínimo em 2010 estão também o Rio Grande do Sul e o Rio Grande do Norte.

 

Capacitação de mão de obra em Chapadinha – Em seu discurso, o deputado Magno Bacelar destacou também investimentos que estão sendo realizados para a capacitação de recursos humanos mediante convênio da Prefeitura de Chapadinha com o Senai e a empresa Suzano, que se prepara para viabilizar um projeto de energia renovável na região do Baixo Parnaíba.

 

“Estão sendo capacitados mil profissionais em cursos de construção civil e outros cursos para pessoas que vão montar o parque industrial na cidade de Chapadinha. Então isto é importante para os municípios de Chapadinha, Urbano Santos e São José de Ribamar, onde essa mão de obra está sendo preparada, e isto é também uma demonstração que se trata de um projeto que vai gerar emprego e renda com a instalação deste grande parque industrial na cidade de Chapadinha”, ressaltou.

 

 


Banner