Gardênia Castelo destaca visita de técnicos do Banco Mundial a São Luís

Agência Assembleia
05/06/2012 12h52

Gardênia Castelo destaca visita de técnicos do Banco Mundial a São Luís

A deputada Gardênia Castelo (PSDB) fez um relato, na manhã desta terça-feira (5), da visita realizada a São Luís, na semana passada, por uma equipe de técnicos do Banco Mundial.

Segundo ela, os técnicos do Bird tiveram a chance de avaliar o andamento de projetos que a Prefeitura de São Luís esta executando no âmbito do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga.

Acompanhada de técnicos da Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe) da Prefeitura de São Luís, a deputada Gardênia Castelo participou da vistoria realizada por técnicos do Banco Mundial a obras como a do Canal do Rio das Bicas e a do prolongamento e cobertura do Canal do Coroado, que beneficiou cerca de 1.500 famílias.

“É interessante destacar que lideranças comunitárias participaram das vistorias e das discussões sobre os projetos, para se inteirar da complementação ambiental e urbanística que já está acontecendo naquela região, a exemplo do sistema de coleta de esgoto”, declarou a deputada.

Ela acrescentou que os técnicos do Banco Mundial e da Secretaria Municipal de Projetos Especiais também visitaram a obra que está em execução na localidade Piancó, através do “Programa Minha, Casa Minha Vida”, que deverá ser uma das alternativas para acolher os moradores das áreas em situação de risco que hoje existem em áreas alagadas da Bacia do Bacanga. Este projeto prevê a construção de uma escola e de um posto de saúde no mesmo espaço físico das unidades residenciais que serão edificadas no Piancó.

“Este projeto repercutiu positivamente aos olhos da equipe do Banco Mundial já que a integração sociocultural é um dos pressupostos básicos difundidos pela entidade, porque facilita a vida das famílias assentadas ou reassentadas”, afirmou Gardênia Castelo, informando que os técnicos do Bird visitaram ainda os bairros Sá Viana, Jambeiro e cercanias, que são frequentemente prejudicados por alagamentos no período das chuvas.

De acordo com a deputada Gardênia Castelo, a Prefeitura de São Luís teve a chance de mostrar à equipe do Banco Mundial outros projetos que estão em fase de elaboração ou em andamento, como é o caso do Plano de Cluster Turismo, que tem por meta fomentar ações turísticas na capital e está sendo tocado em parceria com a Sociedade Portuguesa de Inovação. É o caso também do Plano de Inovação, que está sendo executado em parceria com o Sebrae, que já preparou 1.150 pessoas para trabalhar na indústria da construção civil e capacitou mais de 300 microempresários na área do entorno da Bacia do Bacanga.

“Estes projetos”, acrescentou a deputada Gardênia Castelo, “foram também objetos de comentários positivos por parte da missão do Banco Mundial. Portanto, são ações como estas que podem e devem ajudar na melhoria das condições de vida das nossas populações mais necessitadas, porque elas buscam de fato, promover o bem estar das famílias e capacitar aqueles que têm menos oportunidades no mercado de trabalho criando-lhe perspectivas favoráveis”.