Chico Gomes denuncia degradação do meio ambiente no Maranhão

Agência Assembleia
05/06/2012 13h10

Chico Gomes denuncia degradação do meio ambiente no Maranhão

O deputado Chico Gomes (PMDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (5), para destacar a passagem do Dia do Meio Ambiente, e pedir que todas as pessoas façam  uma reflexão sobre a degradação dos recursos naturais, que se processa ao longo dos anos no Estado do Maranhão.

Para o deputado, existe, a olhos vistos, uma degradação muito grande no nosso meio ambiente. Segundo ele, os rios perenes que alimentam a nossa produção e dão vida ao Maranhão estão em estado deplorável.

Segundo ele, as margens dos rios, que são a segurança da perenidade, estão todas destruídas e degradadas pela população e pela sociedade. “Hoje é um dia de reflexão séria do que devemos fazer sobre o assunto”, disse.

Na avaliação de Chico Gomes, se quisermos tocar o desenvolvimento e o crescimento econômico, temos que orientá-lo de forma sustentável, para que as gerações futuras possam ter a oportunidade de desfrutar de uma vida mais tranquila, de paz e de segurança, com mais qualidade.

O parlamentar lamenta que ao andar na periferia das cidades e nos campos, observa as matas destruídas e que tudo entrou em degradação. “Junto com as matas foram os animais silvestres e as frutas, que matam a fome dos que precisam do extrativismo para sobreviver”, comentou.

Gomes denuncia que as grandes empresas estão simplesmente destruindo nosso meio ambiente, e colocando a população em situação de penúria e miséria absoluta. Ele observa uma grande contradição entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social.

“Enquanto isso, inauguramos uma indústria de pellets de eucalipto, para abastecer, de carvão mineral, as termoelétricas da Europa, cujos países não admitem mais a queima do carvão mineral, e criamos uma termelétrica para gerar uma energia, á carvão mineral, que nós nem carecemos dela nesse momento”, afirmou.