Comissão de Saúde discute reivindicações dos agentes comunitários

icone-whatsapp
Ribamar Santana / Agência Assembleia
05/06/2012 14h36

Comissão de Saúde discute reivindicações dos agentes comunitários
Foto original

 

A Comissão de Saúde da Assembleia reuniu-se na sala das Comissões da Assembleia, nesta terça-feira (5), com representantes da Federação Maranhense de Agentes Comunitários de Saúde de várias regiões do Estado do Maranhão. A pauta de discussão foi a contrapartida do governo do Estado de 40% do valor do salário mínimo a ser paga aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

 

Marleide do Nascimento da Silva Barnabé, presidente da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde, explicou aos deputados Magno Bacelar (PV), Valéria Macedo (PDT) e Vianey Bringel (PMDB) que a contrapartida de 40% reivindicada ao governo do Estado é justa e faz parte da luta que travam, no âmbito do Congresso Nacional, para a aprovação do piso de dois salários mínimos para a categoria.

 

“Queremos sensibilizar o governo do Estado; esperamos que nos olhe com o mesmo olhar que recebemos das comunidades as quais servimos: um olhar de reconhecimento, de amor ao trabalho que realizamos em todos os rincões do Estado. Somos mais de 15 mil ACS em todo o Maranhão, que de sol a sol contribuem para a saúde preventiva da população maranhense.”, argumentou Marleide.

 

Após ouvirem vários agentes, a deputada Valéria Macedo informou que o secretário de Saúde, Ricardo Murad, receberia uma comissão de dois representantes da Federação Maranhense de Agentes Comunitários para discutir a reivindicação que apresentavam. James Viana de Souza, secretário de Comunicação da Federação Maranhense dos ACSs, e Marleide do Nascimento foram indicados para irem à reunião.


Banner