Marcos Caldas elogia iniciativa de Arnaldo Melo em defender vagas de deputados

icone-whatsapp
Waldemar Têrr / Agência Assembleia
05/06/2012 15h13

Marcos Caldas elogia iniciativa de Arnaldo Melo em defender vagas de deputados
Foto original

 

O deputado Marcos Caldas (PRB), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, elogiou, na sessão desta terça-feira (5), a iniciativa do presidente da Casa, Arnaldo Melo (PMDB), que se encontra em Brasília para defender a atual composição das bancadas estadual (42 vagas) e federal (18 vagas) do Maranhão. Caldas disse que o presidente da Casa tem o seu apoio, uma vez que essa questão é importante para o Estado.

 

Marcos Caldas contou que os tribunais estão dizendo que o Maranhão pode perder três deputados estaduais, e mostrou os cálculos que indicam que o Estado deve perder apenas uma vaga, por conta de uma ação impetrada pelo Amazonas, que acha que as bancadas do Estado estão inferiores.

 

“No Maranhão, que temos 18 [deputados federais], se pega o teto, que é 12, multiplica por 03, que dá 36; aí soma com a diferença que, de 18 para 12, é seis, que, somado com 36, resulta em 42 [deputados estaduais]. Se isso acontecer [uma mudança] vai-se perder 01 [deputado federal], porque a população do Maranhão não cresceu igual à de outros Estados e nós ficamos com 17 [vagas na Câmara do Deputados], e aí vai para 41 [deputados estaduais]”, calculou.

 

Marcos Caldas detalhou que essa conta sempre foi feita pela quantidade da população, e alertou: “estão querendo mudar para a quantidade de eleitores e aí a confusão é maior, por isso que há essa possibilidade do Maranhão perder três vagas de deputado estadual e uma de federal”, afirmou.

 

O 1º vice-presidente fez um apelo aos colegas de plenário para que debatam plenamente o assunto e que o tema seja definido pelo Congresso Nacional, e não por tribunais. “Este assunto é importante, porque não podemos perder força no Congresso, assim como nessa Casa, para que o Maranhão não seja prejudicado”, defendeu.


Banner