Othelino faz reflexões críticas na passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente

icone-whatsapp
Waldemar Têrr / Agência Assembleia
05/06/2012 15h14

Othelino faz reflexões críticas na passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente
Foto original

 

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (5), o deputado Othelino Neto (PPS) fez uma série de reflexões por conta da passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta data, a exemplo do que fizeram outros parlamentares. Othelino Neto trouxe as reflexões críticas para a situação do meio ambiente no Maranhão, e alertou que, apesar de possuir recursos naturais abundantes e quantidade grande de água em comparação aos outros estados do Nordeste, é preciso dar muito mais atenção à questão ambiental.

 

O deputado do PPS lembrou que se aproxima a Rio+20 e o Maranhão terá representantes lá, a exemplo próprio e da colega de partido, deputada Eliziane Gama; e a sociedade civil organizada estará representada por meio de diversas entidades. Contou que a Assembleia está mandando não só dois deputados, mas também membros da consultoria técnica e também da comunicação, mas que o Estado não tem boas notícias para levar para a Rio+20, porque o Maranhão enfrenta um momento preocupante.

 

O primeiro indicativo que preocupa, segundo o parlamentar, é o orçamento do Estado do Maranhão para a área ambiental, que só diminuiu nos últimos quatro anos, mostrando que a questão ambiental passou a não ser mais prioridade. Defendeu a realização de um concurso público para a Secretaria de Meio Ambiente, uma vez que já foi realizado um único no governo José Reinaldo e os aprovados foram contratados no governo Jackson. “Já passa a hora de fazer um novo concurso para reforçar o órgão ambiental do Estado do Maranhão, e como é que um governo pode falar em priorizar a questão ambiental se ele só reduz o orçamento, se ele não fala em reforçar a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, ou será que a Secretaria existe para ser meramente um cartório para emissão de licenças?”, questionou.

 

De acordo com Othelino Neto, o desmatamento vem aumentando e os problemas dos rios se agravando no Estado, enquanto a Secretaria de Meio Ambiente vive repetindo relatórios de balneabilidade onde condena a utilização das praias pelos banhistas, mas não fala de solução urgente.

 

VIA EXPRESSA

 

 O deputadodisse que não é contra a construção da Avenida Via Expressa, porque São Luís precisa de alternativas para o problema do trânsito, mas que o trajeto que a Via faz é extremamente agressivo ao meio ambiente. “Várias áreas de mangues serão afetadas naquele trajeto, e era possível discutir uma alternativa menos agressiva que facilite a questão do trânsito na capital. Mas que, mais uma vez, não se sacrifique o meio ambiente, como é o caso deste projeto que está acontecendo. Isso sem contar naquela violência contra a comunidade do Vinhais Velho, no Recanto do Vinhais”, afirmou.


Banner