"Cidades Sustentáveis" apresenta metas para o desenvolvimento de SL

Glaucio Ericeira / Agência Assembleia
05/06/2012 18h15

"Cidades Sustentáveis" apresenta metas para o desenvolvimento de SL

Sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que a cidade de São Luís se desenvolva de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Este é o objetivo principal do programa Cidades Sustentáveis, iniciativa do Movimento Nossa São Luís e do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão que foi lançada nesta terça-feira (5) durante solenidade realizada no auditório da Assembleia Legislativa do Maranhão.

O programa, cujo roteiro completo está disponível no www.cidadessustentaveis.org.br, conta com os apoios da Assembleia Legislativa, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, do Movimento Nossa São Paulo e  do Instituto Ethos.

A solenidade de lançamento do Cidades Sustentáveis foi coordenada pelo 2º vice-presidente da Assembleia, deputado Neto Evangelista (PSDB), que representou o presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), e contou, ainda, com as participações dos deputados Roberto Costa e Vianey Bringel, ambos do PMDB; dos deputados estaduais piauienses Antônio Felix (PPS) e Cícero Magalhães (PT); do representante do Movimento Nossa São Luís, Ted Lago; do vice-presidente do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão, Marcello Lamar; do coordenador nacional do programa Cidades Sustentáveis e coordenador do Movimento Nossa São Paulo, Maurício Broizini; do diretor de Pesquisas Econômicas e Sociais da Prefeitura de Boston, Alvaro Lima; além de representantes dos mais variados setores da sociedade civil organizada.

Na oportunidade, é importante ressaltar, cinco pré-candidatos a prefeito de São Luís – Tadeu Palácio (PP), Washington Oliveira (PT), Roberto Rocha (PSB), Eliziane Gama (PPS) e Edivaldo Holanda Júnior (PTC) – assinaram documentos (cartas de compromisso) afirmando estarem de acordo com as ferramentas propostas pelo programa e se comprometendo, no caso de vitória nas urnas, a incorporar a sustentabilidade de forma transversal às políticas públicas da cidade, sempre procurando promover a participação da sociedade civil, além de prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada eixo.

“Ao apoiar a implantação do programa em São Luís, a Assembleia Legislativa do Maranhão dá, mais uma vez, exemplo de comprometimento com o crescimento ordenado e sustentável da capital”, avaliou Neto Evangelista.

PLATAFORMA

A plataforma de trabalho do Cidades Sustentáveis possui uma agenda para sustentabilidade das cidades que aborda as diferentes áreas da gestão pública, em 12 eixos temáticos (governança; bens naturais comuns; equidade, justiça social e cultura de paz; gestão local para a sustentabilidade; planejamento e desenho urbano; cultura para a sustentabilidade; educação para a sustentabilidade e qualidade de vida; economia local dinâmica, criativa e sustentável; consumo responsável e opções de estilo de vida; melhor mobilidade, menos tráfego; ação local para a saúde; do local para o global) e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural.

Para Maurício Broizini, que fez uma breve explanação sobre o programa, os indicadores sociais e econômicos levantados pelo Cidades Sustentáveis podem contribuir para melhorar significativamente a qualidade de vida do povo, em especial o de São Luís.

“Não estamos tentando interferir no plano de Governo do pré-candidato a prefeito. Queremos contribuir mostrando a ele que os recursos públicos, quando empregados com equidade, podem, sim, acabar com problemas crônicos, como a falta de esgotamento sanitário e os lixões a céu aberto”, disse.

O deputado piauiense Cícero Magalhães elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa do Maranhão em apoiar a implantação do programa. De acordo com ele, o Poder Legislativo cumpriu com sua missão constitucional de trabalhar ferramentas que contribuam com o desenvolvimento de São Luís e da sua população.

Avaliação semelhante fez Marcello Lamar. “Em todos os momentos recebemos o apoio do presidente Arnaldo Melo e dos demais deputados, que demonstraram comprometimento com a sustentabilidade de São Luís”, afirmou.