Cleide Coutinho destaca posse da Academia Caxiense de Letras

Assecom / Cleide Coutinho
06/06/2012 12h33

Cleide Coutinho destaca posse da Academia Caxiense de Letras

A deputada Cleide Coutinho (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (6) para registrar e homenagear as pessoas que fazem parte do mundo intelectual e literário da cidade de Caxias, que assistiram festivamente, no último sábado (2), a posse da nova Diretoria da Academia Caxiense de Letras, eleita para o biênio 2012/2014, em pleito direto realizado no mês de abril deste ano.

Para Cleide, é sempre agradável exaltar os feitos da cidade  de Caxias, que tem como marca maior o desempenho de seus intelectuais, de seus literatos, que continuamente despontam no panorama do nosso Estado e   entre os quais, a parlamentar destacou importantes figuras do meio literário que marcaram a história de Caxias.

A parlamentar destacou o maior deles Gonçalves Dias (imortalizado pelo conjunto de sua obra poética); Coelho Neto (cronista, folclorista, romancista, teatrólogo, professor e político; Raimundo Teixeira Mendes ( autor do projeto da bandeira nacional republicana) entre vários outros que também são, do mesmo modo, importantes para nossa cultura popular.

Na avaliação de Cleide, esses são alguns dos exemplos que certamente orientarão o caminhar da Academia Caxiense de Letras da cidade de Caxias nos tempos futuros. “Esperamos e temos certeza que Academia Caxiense de Letras saberá, por suas ações, fertilizar o terreno para que Caxias permaneça próspera na criação intelectual.”, afirmou.

MEMBROS ILUSTRES

Cleide Coutinho destacou a presença no quadro de participantes da Academia Caxiense de Letras dos desembargadores Artur Almada Lima Filho, Milson Coutinho e Antonio Carlos Medeiros, do Juiz Firmino Freitas e seu filho Firmino Filho, do promotor e também ex-prefeito e ex deputado estadual João Machado, do jornalista Jotonio Viana, da grande educadora de Caxias Irmã Maria Gemma, dos irmãos ilustres Raimundo Medeiros e Jacques Medeiros.

“Os outros intelectuais não citados neste momento pela exiguidade do tempo, são a grande garantia do brilhantismo da Academia Caxiense de Letras que a cada dia agrega mais intelectuais e artistas competentes. O acadêmico Wibson Carvalho, (um dos fundadores da instituição e também um membro dedicado daquela Casa), recebeu a Presidência, porque os sócios confiam e acreditam  que realizará um grande trabalho”, afirmou Cleide.

Wibson Carvalho substituiu o acadêmico Jacques Medeiros (ex-secretário de Educação e de Cultura de Caxias e ex Reitor da UEMA) que ao longo de seis anos conduziu com dedicação a Academia Caxiense de Letras, período em que conquistou vitorias e admiração no campo literário através de eventos variados que promoveu tais como: realização de conferencias, palestras e lançamentos de livros, etc.

MESA DIRETORA

Também foram destaque no discurso da deputada Cleide Coutinho os seis participantes da atual Diretoria da Academia Caxiense de Letras: presidente (Wibson Carvalho); vice-presidente (Silas Marques Serra); secretário (Renato Lourenço de Meneses); tesoureiro (Jotonio Viana); relações públicas  (Inês Pereira Maciel); Bibliotecária (Joseane Silva Maia); representações literárias: em  Imperatriz  ( Edmilson Sanches); em  São Luís ( Antonio Augusto Ribeiro      Brandão) e em outras cidades (Frederico José Ribeiro Brandão).

Durante seu discurso, Cleide fez questão de ressaltar que como cidadã caxiense e representante daquela cidade no Parlamento Maranhense, pela confiança nela depositada, com 25 mil votos na ultima eleição, se sente não só no dever de defender, pedir benefícios mas também aplaudir e como muita honra vir à Tribuna, para efetuar este registro e, através dele, homenagear as pessoas que fazem parte do mundo intelectual e literário da cidade de Caxias.

Finalizando seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, a deputada Cleide Coutinho afirmou que “é assim que a cidade de Caxias, de larga tradição intelectual e literária, se sente: confortada e convicta porque sabem que os novos membros saberão dar continuidade aos trabalhos que tanto tem engrandecido aquela Casa”.