Deputado Zé Carlos fala sobre a realização da primeira edição do Consec/MA

icone-whatsapp
Assecom / Zé Carlos
11/06/2012 18h13

Deputado Zé Carlos fala sobre a realização da primeira edição do Consec/MA
Foto original

 

O deputado Zé Carlos do PT esteve na tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (11) para falar sobre a realização da I Edição do Seminário dos Conselhos de Segurança Comunitária do Maranhão, o Consec/MA, no Hotel Luzeiros, em São Luís. A atividade aconteceu na última sexta-feira e sábado (8 e 9).

 

O seminário foi promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, em parceria com o mandato, além da valiosa contribuição dos conselheiros de segurança da nossa capital.

 

O tema do evento foi "Conselheiro Preparado, Comunidade Assistida", e contou com a participação de mais de cem pessoas, dentre elas, representantes dos 24 Conselhos existentes na cidade.

 

Na abertura do Seminário, o deputado Zé Carlos destacou esse importante momento na história do Estado e enfatizou a necessidade de se atender a quem, segundo o petista, conhece profundamente o cotidiano dos bairros: os conselheiros de segurança.

 

Na oportunidade, o parlamentar parabenizou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, da qual é parceiro na realização do evento.

 

O secretário Aloísio Mendes, por sua vez, lembrou aos presentes que a sua afinidade com o petista ganhou maiores proporções desde o ano passado; ao trabalharem, juntos, na negociação junto aos policiais militares do Maranhão, durante a greve realizada pela classe, em busca de melhores condições de salário e direitos profissionais.

 

À época, o deputado Zé Carlos presidia Comissão de Segurança Pública na Casa.  Atualmente, o parlamentar continua membro da Comissão e preside a Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública.

 

O EVENTO

 

Nos dois dias de encontro, foram debatidos coletivamente assuntos relacionados ao sistema de segurança pública, bem como as diretrizes para a construção de uma política participativa e compartilhada entre o poder público, iniciativa privada e a sociedade civil organizada, visando qualidade de vida e o bem social.

 

Além dos próprios conselheiros, do secretário de Segurança Pública e da secretária Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira, colaboraram ativamente para que o seminário alcançasse um patamar elevado: representantes da Polícia Civil, comandantes de Batalhões da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e a classe empresarial.

 

A sexta-feira foi marcada por várias palestras, ministradas por pessoas gabaritadas na pauta proposta pelo Seminário: a delegada de Polícia Civil do Piauí, Maria Vilma Alves da Silva; o coronel da Polícia Militar/DF, Erisson Lemos Pita; o policial federal, Robson Robin da Silva e o capitão da Polícia Militar/DF, Márcio Júlio da Silva Mattos.

 

Os temas abordados pelos palestrantes foram: Violência Doméstica, Instituição e Estruturação de Conselhos Comunitários de Segurança, Consequências do uso de Drogas Ilícitas e Metodologia de Polícia de Proximidade ao Programa “Crack: é possível vencer”.

 

Já no sábado, os protagonistas foram os conselheiros de segurança. Os participantes foram divididos em eixos temáticos, que visavam a elaboração de uma Carta Proposta ao Governo do Estado, a fim de que a nossa segurança pública torne-se cada vez mais atuante e próxima da realidade das comunidades.

 

Os Grupos de Trabalho que elaboraram a Carta foram mediados por representantes da Secretaria de Direitos Humanos. O documento foi pautado pelos temas de discussão: Instituição e Estruturação dos Conselhos Comunitários de Segurança, Consequências do Uso de Drogas Ilícitas, Polícia de Proximidade e Violência Doméstica.

 


Banner