Bira volta a pedir criação do Curso de Medicina da UEMA de Santa Inês

icone-whatsapp
Assecom / Bira do Pindaré
11/06/2012 18h18

Bira volta a pedir criação do Curso de Medicina da UEMA de Santa Inês
Foto original

 

O governo federal, por intermédio do Ministério da Educação (MEC), anunciou a criação de 160 vagas no curso de medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente, a UFMA oferece 100 vagas apenas para São Luís.

 

Serão criadas mais 40 vagas para São Luís, 40 para Pinheiro e 80 para a cidade de Imperatriz, onde o curso de medicina será instalando no 2º semestre de 2013.

 

Em todo o país, foram criadas pelo Ministério da Educação 1.615 vagas nos cursos de medicina para instalação até o fim de 2013. Com a decisão do MEC, o número de vagas no Maranhão será maior do que o dobro de vagas atuais e chegará a 260.

 

O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) parabenizou a decisão da presidenta Dilma e advertiu que o Maranhão precisa urgentemente resolver o problema do déficit de profissionais de medicina. O Estado é a Unidade da Federação com menor número de médicos por habitantes do Brasil.

 

O parlamentar lembrou que, ainda em 2011, apresentou uma indicação à governadora para a criação do Curso de Medicina, na Uema de Santa Inês. “A UEMA poderia contribuir para mudar esta realidade. Poderia criar o Curso de Medicina em Santa Inês e criar cotas para estudantes maranhenses”, constatou.

 

A maioria das vagas nos cursos de medicina da UFMA, atualmente, é preenchida por estudantes de outros Estados. O petista afirmou que não é apenas construindo prédios que os problemas da saúde pública no Maranhão serão resolvidos.

 

 


Banner