Deputados defendem eleições diretas para o Parlamento do Mercosul

Agência Assembleia
13/06/2012 19h48

Deputados defendem eleições diretas para o Parlamento do Mercosul

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), acompanhado do deputado César Pires (DEM), recebeu, na noite desta quarta-feira (13), a visita de três senadores do Parlasul (Parlamento do Mercosul): Carlos Villalba Rotela; Zacarias Vera Cordenas e Mirtha Elizabeth Palacios Melgarejo. A possibilidade de o Brasil adotar, já nas eleições de 2014, eleições diretas para a representação no Parlasul, foi discutida em reunião.

Os senadores do Parlasul chegaram à Assembleia Legislativa cedo, às 15h, para participar de uma audiência pública sobre revalidação de diplomas estrangeiros de mestrado e doutorado, mas, durante a reunião na Presidência da Casa, as eleições para o Parlasul foi tema amplamente debatido.

Representantes do Paraguai no Parlasul, os senadores explicaram que foram eleitos diretamente pelos cidadãos do seu país, que escolheram um total de 18 parlamentares. O Paraguai é o único país que integra o bloco do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) que adota as eleições diretas para a representação no órgão.

A senadora Mirtha Elizabeth explicou que o Brasil iniciou com 18 parlamentares no Parlasul e, em razão do critério da proporcionalidade, atualmente conta com 44 representantes. Porém, esses mandatos não foram frutos de eleições diretas, mas de indicações da Câmara e do Senado Federal. Ela informou ainda que em 2014 o número de representantes do Brasil no Parlasul aumentará para 75, ainda seguindo o critério da proporcionalidade.

O presidente Arnaldo Melo destacou a importância do Parlasul como instrumento de integração entre os países que fazem parte do Mercosul. Ele defendeu também a necessidade de aprofundar o debate no Brasil sobre as eleições diretas para a representação no órgão, como já faz o Paraguai, que, na sua visão, está à frente dos outros quarto países quando o assunto é Parlasul.

“Vamos ao Senado discutir este assunto. Vamos trabalhar a possibilidade de, já nas eleições de 2014, termos cargos para o Parlamento do Mercosul”, disse Arnaldo Melo.

Para o deputado César Pires, que iniciou o debate sobre as eleições diretas para o Parlasul, o assunto precisa ser exaurido o quanto antes, para já ser colocado em prática nas próximas eleições, como uma forma de fortalecimento da democracia.

No ano de 2014, no Brasil, acontecem as eleições gerais, quando serão escolhidos o presidente da República, senadores, deputados federais e deputados estaduais.