Othelino comemora os 77 anos de emancipação do município de Bequimão

Agência Assembleia
19/06/2012 11h07

Othelino comemora os 77 anos de emancipação do município de Bequimão

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Othelino Neto (PPS) fez uma avaliação otimista sobre o desenvolvimento do município de Bequimão nos últimos anos, que completa nesta terça-feira (19) 77 anos de emancipação.

“O município de Bequimão tem experimentado, nos últimos três anos, um avanço significativo no aspecto da qualidade de vida das pessoas”, avaliou Othelino, destacando que a gestão do prefeito Antônio Diniz, do PDT, traçou uma linha em alto relevo na história do município.

Para Othelino, em seus 77 anos de fundação, Bequimão, que está localizado na Baixada Maranhense, teve poucos momentos em que foi bem cuidado pela administração pública. “Tirando o período onde o médico Leonardo Cantanhede foi prefeito, que soube bem cuidar daquela cidade, o município viveu, durante muito tempo, sob trevas administrativas”, declarou.

Dentre as fases negativas, ele citou que os servidores públicos chegaram a ficar "sem receber salários; fornecedores do município sem conseguir receber pagamentos; a infraestrutura da cidade absolutamente precária; todo sistema de educação sucateado. E a saúde, então, praticamente inexistia qualquer estrutura pública”.

Segundo Othelino, a partir de 2008, com a eleição do prefeito Antônio Diniz, a cidade começou a experimentar um novo modelo administrativo, de acordo com o que se deve esperar de um bom gestor público. “Os servidores estão recebendo em dias, os professores recebendo os abonos devidos e merecidos, a cidade tendo um avanço no aspecto da infraestrutura”, citou.

Othelino avaliou como merecido o momento positivo por que passa a população de Bequimão, que hoje conta com 20 mil pessoas. “Então, eu quero parabenizar o município de Bequimão e todos os seus cidadãos, onde eu tive o prazer de ter, em duas eleições, uma votação expressiva”, declarou.

GOVERNO DO ESTADO

Em seu discurso de saudação, Othelino também cobrou do governo mais atenção para o município. “Há necessidade do governo do Estado olhar para aquele município, que tem sido um dos mais discriminados do Maranhão no que diz respeito a receber recursos públicos estaduais”.

Othelino disse que, nos últimos anos, Bequimão não recebeu um único convênio do governo do Estado. “Eu faço este apelo para que a governadora olhe para aquele município, porque independente do município ser administrado por um prefeito, que é de um partido de oposição, ali tem cidadãos e cidadãs que precisam do poder público e precisam dos investimentos do poder público”, declarou.

Ele lembrou que a governadora Roseana Sarney, nas últimas eleições, obteve a maioria dos votos, embora com estreita diferença. Othelino afirmou que hoje o município vive um momento positivo graças à atenção do poder público municipal; e que os recursos externos que chegam até lá são obtidos através do governo federal.