Fórum Senado Brasil 2012 promove ciclo de debates nesta quarta e quinta

ASSCOM/ Senado Federal
19/06/2012 16h50

Não só as ditaduras são inimigas da democracia, mas também o apolitismo. As tiranias, em todas suas formas, são o inimigo externo e o afastamento da política, o grande adversário interno. É o que defende o filósofo francês, Francis Wolff, conferencista de “O apolitismo, a maior ameaça à democracia”, do ciclo de debates “Democracia em tempos de mutações” que acontece nesta quarta-feira (20), no Senado Federal, sempre às 18h30, no auditório do Interlegis. O evento se estenderá por 11 dias consecutivos (até 7 de agosto), com a presença de renomados pensadores contemporâneos, brasileiros e estrangeiros.

Francis Wolff tece a seguinte imagem: o povo está para a democracia, como Don Juan para as mulheres – a conquista mobiliza toda a sua energia, mas a posse o entedia. “O povo parece politizado quando aspira à democracia, mas se ele a obtém, afasta-se da política”, insiste. Wolff é professor de filosofia da École Normale Supérieure de Paris. Foi professor na Universidade de Paris-Nanterre e na Universidade de São Paulo (USP). É autor de artigos e livros dedicados à filosofia antiga, à filosofia da linguagem e à metafísica contemporânea (confira programação e conferencistas no site do evento).

A palestra agendada para o dia seguinte (quinta-feira, 21) é do também francês e filósofo Charles Girard, sobre “O consenso na democracia – igualdade, unanimidade e legitimidade”. Ele discute a idéia, suas contradições e limites a serem delineados: “Em um sistema fundado sobre a regra da maioria, os membros da minoria – submetidos a leis que não aprovaram – podem julgar que não são verdadeiramente ‘tratados com igualdade’ em relação aos membros da maioria – submetidos a leis que aprovaram”. Nesse caso, argumenta, é preciso então definir o que a maioria tem direito de impor, ou não, à minoria. Charles Girard é doutor em filosofia e é professor da Universidade Sorbonne de Paris.

FÓRUM SENADO BRASIL 2012

Tendo como moderador nos dois primeiros dias de debate o jornalista e professor brasileiro Adauto Novaes, o ciclo de debates que investiga o tema democracia em seus diferentes aspectos, inaugura o Fórum Senado Brasil 2012. Trata-se de uma das atividades de comissão especial do Senado, instituída pelo presidente José Sarney, para fomentar a reflexão na Casa. Presidida pelo embaixador Jerônimo Moscardo, a comissão cuida da realização de seminários especiais que no decorrer do ano debaterão grandes temas da atualidade, como os desafios das democracias modernas, as crises financeiras, cultura e conhecimento na era da tecnologia.

Para o presidente Sarney, “temas como esses devem fazer parte da reflexão do Senado Federal. Para isso, vamos convocar grandes figuras da cultura universal e iniciar diálogos que possam alargar nossos horizontes e abrir os cenários do nosso futuro.” O Fórum busca envolver o Legislativo e a sociedade brasileira, numa avaliação da primeira década do século XXI, como forma de se pensar o futuro.