Deputados da oposição rebatem críticas feitas ao governo federal

icone-whatsapp
Marcelo Vieira / Agência Assembleia
04/07/2012 18h16

Deputados da oposição rebatem críticas feitas ao governo federal
Foto original

 

Os deputados Marcelo Tavares (PSB), líder da oposição, e Birá do Pindaré (PT), rebateram na sessão desta quarta-feira (4) as criticas feitas pela base aliada contra a presidente Dilma Rousseff com relação aos atrasos nas obras do Aeroporto Marechal Cunha Machado, no adiamento por mais uma vez da duplicação da BR-135 e da paralisação nas obras da Refinaria Premium da Petrobras, Bacabeira.

 

O deputado Marcelo Tavares questionou a base aliada do governo Roseana, que também é da base aliada do governo Dilma, que, já que a responsabilidade é da presidente, por tratar o Maranhão com desprezo, por que continuar com o casamento PT-PMDB que só traz infelicidade, uma vez que ela (Dilma) não atende o pleito do PMDB e do PT maranhense?

 

O deputado Birá do Pindaré por sua vez responsabilizou o governo estadual e o presidente do Senado, José Sarney, que na qualidade de homem de maior prestigio no país, nunca fez nada para que a presidente Dilma priorizasse as obras do Maranhão.

 

O petista disse ainda que quando o PT interessa ao grupo Sarney, como quando para levar o PT para coligar em 2010 e agora para impedir que sua candidatura para dar vaga a Washington Oliveira, eles sabem pedir a ajuda de Dilma. “Bastava uma ligação do presidente Sarney para Dilma que ela receberia todos os deputados”.

 

“E pergunto a V. Exas, se esses problemas com o Maranhão não são de responsabilidade, como disse o deputado Bira, do presidente José Sarney, são da Presidenta Dilma então, é ela que deliberadamente busca não atender as reivindicações do Maranhão, é ela que não valoriza os votos do Maranhão, é ela que não valoriza os deputados federais, senadores, presidente do Congresso do Maranhão, aí eu pergunto, e porque vocês continuam com este casamento? Porque os partidos que apoiam o governo, aqui no Maranhão, continuam com um casamento tão infeliz com o PT? Salvo engano, o candidato a prefeito de São Luís é até do partido de V. Exas”. Questionou o líder da oposição, Marcelo Tavares.

 

REFINARIA

 

A paralisação das obras da Refinaria Premium não causou surpresa para os deputados de oposição. Segundo Tavares, a oposição sempre alertou para o fato de que o governo sempre fez propaganda como as obras da refinaria, que todos sabiam que nunca ficaria pronta em 5 anos ou 10 anos. O tratamento foi político e prometeram o impossível, na visão dele.

 

“A refinaria que era uma obra tão prometida para 2014 deixou de ser prioridade da Petrobras. E deixou de ser prioridade por quê? Porque a Petrobras prefere investir na extração do petróleo do que no refino. Que é uma coisa até de certa forma óbvia e que a gente enxergava há muito tempo, mas preferiu se dar um tratamento político a uma obra que é muito mais técnica do que era política. Prometeu o impossível, a conclusão de cinco refinarias no Brasil num prazo tão curto.”, afirmou.

 

AEROPORTO

 

Sobre o Aeroporto Internacional de São Luís, Tavares disse que a Infraero nunca demonstrou interesse em resolver rapidamente o problema. “O aeroporto é uma situação igual, falta interesse da Infraero em dar celeridade às obras e oferecer a São Luís um aeroporto, que já não era quando funcionava, adequar a uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, com vários atrativos turísticos e que tinha uma movimentação crescente”.

 

BR – 135

 

Com relação ao adiamento da BR -135, o líder da oposição disse que esses problemas como o aeroporto, a refinaria e a duplicação da BR 135, servem como uma espécie de reencontro com a verdade. “Esse é o nosso reencontro com a verdade, assim como as eleições acontecem em dois em dois anos, vira e mexe, nós cruzamos com a verdade, e é o que aconteceu agora, estamos cruzando com a verdade e a verdade nos é dura, porque o Maranhão, mais uma vez, apostou naquilo que é algo muito distante e que não fará com que o Maranhão saia do atraso”.

 

O deputado encerrou seu discurso afirmando que “a maior e talvez a única riqueza desse Estado é o nosso povo, essa é a verdadeira riqueza do Maranhão é o povo maranhense e é por isso que qualquer governante tem que priorizar o investimento no povo na população.”


Banner