Deputado Othelino Neto lamenta a morte de dom Eugênio Sales

icone-whatsapp
Agência Assembleia
10/07/2012 11h25

Deputado Othelino Neto lamenta a morte de dom Eugênio Sales
Foto original

O deputado Othelino Neto (PPS) ocupou a tribuna, na manhã desta terça-feira (10), para lamentar a morte de dom Eugênio Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro. O cardeal faleceu na madrugada desta terça-feira, aos 91anos, vítima de um enfarte.

 

Othelino frisou que dom Eugênio Sales, “apesar de ser da linha conservadora da Igreja Católica, teve gestos humanitários importantes. Foi divergente de figuras admiradas, principalmente pela esquerda brasileira como dom Helder Câmara, como Leonardo Boff, mas foi um homem que fez uma trajetória importante passando por diversas posições dentro da Igreja”.

 

O deputado lembrou que dom Eugênio Sales ocupou cargos na Igreja no Rio de Janeiro e até no próprio Vaticano. “Apesar de ter sido um religioso conservador, de ter sido contra a Teoria da Libertação, que foi um movimento de vanguarda dentro da Igreja Católica, ele teve momentos importantes na vida onde ajudou a refugiar e a proteger cerca de 4 mil presos políticos vítimas do regime de exceção, vítimas do desrespeito à democracia e do desrespeito às opiniões divergentes”, assinalou Othelino Neto.

 

Ao encerrar seu discurso, o deputado destacou que “o Brasil e a Igreja Católica perdem um homem importante e que marcou a história da religião católica em nosso país”.

 


Banner