Aprovado projeto que insere Via Sacra no calendário do governo

Assecom / Roberto Costa
10/07/2012 12h56

Aprovado projeto que insere  Via Sacra no calendário do governo

Foi aprovado na manha desta terça-feira (10), por unanimidade, o projeto de Lei nº 061/2012, de autoria do deputado Roberto Costa (PMDB), que inclui o espetáculo Via Sacra (Paixão de Cristo, encenado no bairro do Anjo da Guarda, no calendário oficial do Governo do Estado do Maranhão.

A VIA SACRA

Em 2012, de acordo com a Polícia Militar, o espetáculo Via Sacra reuniu mais de 450 mil expectadores nos dois dias de apresentação, que teve como tema “Uma história em dois tempos”.

A Via Sacra é organizada pelo Grupo Grita, que foi fundado em 14 de julho de 1975, por um grupo de estudantes do colégio Cema. A fundação do grupo teve como principal objetivo fazer apresentações teatrais em escolas e igrejas, trazendo sempre os temas de reivindicação da comunidade e se tornou uma das vozes dos moradores do bairro do Anjo da Guarda.

O Grupo Grita faz suas apresentações no teatro Itapicuraíba, terreno que foi doado pelo padre João Maria e foi construído pelos moradores por meio de um mutirão. Em 1998, o governo Roseana Sarney promoveu uma grande reforma no teatro Itapicuraíba, que também incluiu o largo do teatro e todos os espaços de apresentação da Via Sacra. Os espaços foram transformados em “Vivas” e também se tornaram cenários permanentes da Paixão de Cristo.