Deputado Bira propõe a instalação da Comissão Parlamentar da Verdade

Assecom / Bira do Pindaré
10/07/2012 16h32

Deputado Bira propõe a instalação da Comissão Parlamentar da Verdade

O deputado Bira do Pindaré (PT) propôs a criação da Comissão Parlamentar da Verdade na Assembleia Legislativa do Maranhão. A intenção do parlamentar é seguir o exemplo da Câmara Federal que, de igual modo, também criou sua Comissão Parlamentar. O objetivo desta Comissão é apoiar a Comissão Nacional da Verdade, nomeada pela presidente Dilma Rousseff. Ela investigará os crimes cometidos pela ditadura militar e outros crimes em outros períodos de autoritarismo no país.

A Comissão seria composta por cinco parlamentares no âmbito da Comissão de Direitos Humanos, por designação da própria. Com o intuito de apoiar e dar o suporte necessário à Comissão Nacional da Verdade, em todos os seus procedimentos, em todas as suas diligências nas suas presenças no Maranhão.

A Comissão local contribuirá com a realização das oitivas necessárias das testemunhas, das vítimas e das pessoas que sofreram algum tipo de dano, na família ou a si próprio, em relação às práticas criminosas da Ditadura Militar.

“Lembro-me de Manoel da Conceição, que ainda está vivo, na Cidade de Imperatriz, e que teve sua perna arrancada, por uma ação grotesca da polícia, numa perseguição absurda que levou esse cidadão maranhense para as câmaras de tortura, em São Paulo, e em outros cantos deste país. Ele sofreu todo tipo de humilhação, de perseguição, de sofrimento que um ser humano pode suportar; eu nem sei como é que Manoel da Conceição suportou tamanha dor, a ponto de ter seu pênis pregado numa ripa e arrastado pelo chão de uma cadeia”, declarou o deputado Bira.

O parlamentar lembrou-se da figura ilustre de Maria Aragão, que também sofreu no período de Ditadura Militar, sofrendo perseguições. Segundo ele, a iniciativa não é revanchista, nem vingativa, apenas faz um resgate da verdade.

“Comissão Parlamentar da Verdade integrará o Comitê da Verdade e contribuirá com a história do País e do Estado na recuperação da verdade, apenas a verdade, é o que se quer, o que se deseja, e o que o povo precisa”, concluiu.