Neto Evangelista destaca prêmio entregue ao ex-presidente FHC

icone-whatsapp
Waldemar Têrr / Agência Assembleia
12/07/2012 12h05

 

O deputado Neto Evangelista (PSDB) destacou, na sessão desta quinta-feira (12), prêmio entregue ao ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso. O ex-presidente do PSDB recebeu o prêmio nos Estados Unidos, no Congresso Americano, entregue pelo diretor da biblioteca daquele Congresso, James Billington, chamado de Prêmio John H. Kluger, no valor de US 1 milhão, e que serviu para mostrar a importância que o ex-presidente tem no cenário mundial, segundo o parlamentar.

 

De acordo com o deputado, o ex-presidente merece também ser elogiado pelo trabalho que realizou quando presidiu o Brasil por oito anos e criou o Plano Real. Neto Evangelista destacou a figura de FHC, que possui formação acadêmica de sociólogo e foi professor universitário e escritor, antes de se tornar senador e presidente do país pelo PSDB.

 

O deputado afirmou que FHC foi o primeiro brasileiro homenageado com o prêmio nos Estados Unidos, e o oitavo no mundo, em reconhecimento pelas dezenas de livros e artigos científicos que escreveu e também pela atuação política no Brasil. “Os organizadores do prêmio lembraram que há 50 anos Fernando Henrique já dizia que países em desenvolvimento deveriam se abrir ao capital externo e se integrar ao modelo econômico mundial. A teoria nem tinha nome na época, ela é conhecida agora como globalização. Esse prêmio reconhece um trabalho notável em uma área que não recebe a atenção do Prêmio Nobel, a área das ciências humanas”.

 

Neto Evangelista contou que, ao agradecer, o ex-presidente da República estava muito emocionado e afirmou que o Brasil, com a sua criatividade e imaginação, pode ajudar a criar um modelo em que os países aumentem não só o seu Produto Interno Bruto (PIB), mas também seu índice de felicidade.


Banner