Marcelo Tavares diz que Refinaria foi anunciada de forma eleitoreira

icone-whatsapp
Agência Assembleia
16/07/2012 19h02

Marcelo Tavares diz que Refinaria foi anunciada de forma eleitoreira
Foto original

 

O líder da oposição na Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Tavares, afirmou na segunda-feira (16),que a bancada da oposição assinou requerimento solicitando audiência com o ministro Edson Lobão, das Minas e Energias, sobre o adiamento das obras da Refinaria Premium, em Bacabeira e até agora o ministro não disse uma palavra, fez total silêncio em torno do assunto. E acrescentou que governadora Roseana apenas tirou um retrato ao lado da presidente da Petrobrás, Graça Foster, mas a exemplo de Edson Lobão, também não disse uma palavra sobre o adiamento das obras da Refinaria.

 

“Na hora de anunciar a obra de forma eleitoreira, todo mundo em cima do trator. Quando a obra não aconteceu, ninguém disse nada, nada, silêncio”, acrescentou Marcelo. O deputado quer ouvir das autoridades constituídas do país, que de fato são as responsáveis pela obra, o que, de fato, vai acontecer com a Refinaria Premium. E lembrou que a presidente da Petrobrás, Graça Foster informou que a Refinaria Abreu Lima, em Pernambuco, vai custar nove vezes o que foi orçado pela Petrobrás. “A estatal errou o orçamento em 8 vezes, conforme publicado na “Folha de S.Paulo”, disse. Agora o deputado se pergunta em quanto erraram o orçamento da refinaria do Maranhão, cujos custos estão calculados em R$ 40 bilhões. Para Marcelo, se custar 10 vezes mais, o custo se eleva a R$ 400 bilhões e quebra o país.

 

Afirmando que essa é uma das razões da Petrobrás refazer todos esses projetos, o deputado entende que a Refinaria Premium foi colocada para o Maranhão de forma açodada, pensando única e exclusivamente em eleição.

 

Marcelo Tavares lembrou que quando era presidente da Assembleia foi realizada uma audiência pública e que não veio ninguém do Ministério, mas veio o secretário de Indústria e Comércio falar a respeito da Refinaria. Com base na propaganda comercial de um banco, publicada nas revistas “Veja” e “IstoÉ”, que juntava vários bebês de fraldas e assinalava que os atletas da Olimpíada de 2016 já estavam sendo treinados e preparados, o deputado afirmava, na ocasião, que os operários da Refinaria Premium não haviam nem nascido ainda. “Eu sabia que o projeto não ia acontecer nessa pressa que foi colocado, mas nós não somos contra a refinaria, somos favoráveis a esse e outros investimentos que o Maranhão possa receber sem prejudicar o meio ambiente e servindo de fato para a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses.

 

PRIMEIRO EMPREGO

 

O parlamentar se referiu, em seguida, a duas medias provisórias oriundas do governo estadual que tratam dos programas “Estágio Viva Primeiro Emprego” e “Estágio Viva Universitário”. Marcelo Tavares estranha que os programas só tenham chegado na Assembleia às vésperas da eleição. “Espero que eles não sirvam para repetir aquelas bolsas da Fapema que foram utilizadas na eleição passada, que sejam programas sérios e não sirvam apenas aos interesses do candidato da governadora que todos sabemos qual é e é até do PT”, afirmou.

 

Finalizando, o parlamentar denunciou que as tragédias com vidas humanas não se restringem à BR 135, que acontecem também na BR-010, que corta o município de Imperatriz e outras estradas federais e estaduais que dependem de conservação.

 


Banner