Zé Carlos mobiliza a Assembleia em defesa dos grevistas do Incra

icone-whatsapp
Assecom / Zé Carlos
07/08/2012 16h40

 

Foram aprovados, por unanimidade, na Sessão Legislativa de hoje (7), dois requerimentos de autoria do deputado Zé Carlos do PT. Eles solicitam à Casa que encaminhe ao Ministério de Desenvolvimento Agrário e ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, os referidos documentos que diligenciam, junto ao governo federal, o atendimento às justas reivindicações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra.

 

A greve dos servidores do Incra no Brasil inteiro está acontecendo há mais de um mês e ganhou total apoio do parlamentar petista que defendeu na Casa, na semana passada, as pautas de negociação dos grevistas, que são: realização de novos concursos públicos para reposição de pessoal, reestruturação do órgão, com a criação de novas diretorias e Unidades Avançadas, recomposição e correção salariais e reinclusão da reforma agrária na agenda do governo federal.

 

Atualmente, o Incra no Maranhão é responsável pelo atendimento de 1.000 assentamentos, compreendendo aproximadamente 600.000  - mais de 100.000 famílias – que hoje têm acesso a terra, crédito e infraestrutura básica.

 

“Na prática, o nosso Estado representa, em termos de reforma agrária, 20% da demanda nacional”, ressaltou o deputado Zé Carlos, ao justificar a importância do trabalho desenvolvido pelo Incra em todo o Maranhão.

Ele é reflexo da recuperação dos propósitos, crescimento desta instituição e de suas responsabilidades: em 1985, o Incra atuava em apenas 61 municípios, em 2011 já alcançou o patamar de 2.022 municípios brasileiros, dos atuais 5.566 existentes no país.

 

“É necessário, então, que o desenvolvimento mais justo no campo corresponda à importante e imprescindível atuação do servidor do Incra no Maranhão, assim como em todo o território nacional”, concluiu o líder da bancada petista na Assembleia.


Banner