José Eulálio Figueiredo recebe Medalha Manoel Bequimão da AL

Ribamar Santana / Agência Assembleia
09/08/2012 17h46

José Eulálio Figueiredo recebe Medalha Manoel Bequimão da AL

A Assembleia Legislativa do Maranhão, por intermédio de proposição apresentada pelo deputado Eduardo Braide (PMN) e aprovada por unanimidade, concedeu em Sessão Solene, realizada nesta quinta-feira (9), a Medalha de Mérito Legislativo Manoel Bequimão a José Eulálio Figueiredo de Almeida, juiz titular do Juizado Especial de Trânsito do Maranhão. Trata-se da maior honraria outorgada pelo Poder Legislativo Estadual.

O deputado Eduardo Braide, em breve pronunciamento, destacou o dinamismo que o magistrado homenageado imprimiu à administração da Justiça no Maranhão, através da implantação das Unidades Móveis pelo Juizado Especial de Trânsito que, segundo ele, tem permitido uma prestação de serviço jurisdicional mais célere aos cidadãos maranhenses, e também quando esteve à frente do Fórum Eleitoral, nas eleições de 2010.

Eduardo Braide lembrou os ensinamentos que aprendeu com o juiz Eulálio Figueiredo, quando foi seu aluno, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e enfatizou o permanente aperfeiçoamento do conhecimento levado a cabo pelo magistrado ao longo de sua carreira, sendo o mais recente a conclusão do Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Museu Social Argentino, em Buenos Aires, Argentina, e seu ingresso na Academia Maranhense de Letras Jurídicas.

“Fico feliz em viver e ser testemunha desse momento ímpar. Esta Casa presta, hoje, uma justa homenagem a um homem por quem tenho o maior respeito. Ele e sua equipe do juizado especial de Trânsito realizam um trabalho meritório”, declarou o deputado Edilázio Júnior (PV) em aparte à manifestação de Eduardo Braide.

Coube ao deputado Jota Pinto (PR), conterrâneo do magistrado da localidade Enseada dos Bezerra, município de São João Batista, fazer o registro da folha de serviços prestados pelo homenageado ao Maranhão e enaltecer seus feitos e qualidades. “Trata-se de um homem digno, honrado, merecedor dessa homenagem e que sempre se preocupou em fazer o bem e zelar pelo que faz”, observou.

Jota Pinto disse que há 26 anos Dr. Eulálio Figueiredo é professor no curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão e enfatizou a obra mais recente publicada pelo magistrado, o livro que tem como título “O Processo das Formigas”.

PRONUNCIAMENTO

Em brevíssimo discurso, o juiz Eulálio Figueiredo de Almeida, lembrando ensinamento do falecido padre João Mohana, que foi seu orientador espiritual, que exibia sempre a frase do poeta Terêncio, que diz: “Sejas breve e agradarás”. “Quero expressar o meu mais profundo agradecimento a esta Casa e ao deputado Eduardo Braide, que foi o autor dessa proposição e, como meu aluno de direito, sempre se mostrou vocacionado para a área e destacado”, declarou.

Na oportunidade, o juiz Eulálio Figueiredo de Almeida firmou o compromisso irrevogável de, assim como ocorreu com Manoel Bequimão, defender com altivez e serenidade os interesses da sociedade toda vez que alguma ilegalidade proveniente de qualquer pessoa ou autoridade possa comprometer a estabilidade e a harmonia da sociedade, pois esse deve ser o papel do homem republicano comprometido com as gerações passantes e futuras que herdarão para a posteridade todo o seu legado de luta em prol de causas nobres.

O presidente da Assembleia, o deputado Arnaldo Melo(PMDB), afirmou não conhecer pessoalmente, até então, o magistrado, e que poucas vezes ouviu um discurso tão simples e tão transparente num momento em que um cidadão é homenageado por unanimidade. “A capacidade de agradecer é um dos maiores dons do cidadão. Dr. Eulálio Figueiredo só agradeceu no seu discurso. Isto mostra o homem simples e humilhe que o senhor é. Fiquei comovido com a sua postura”, revelou.