Marcelo culpa governistas por rejeitarem emenda para equipar Bombeiros

Waldemar Têrr / Agência Assembleia
13/08/2012 22h55

O deputado Marcelo Tavares (PSB) acusou, na sessão desta segunda-feira (13), a bancada governista de haver rejeitado, em dezembro de 2009, emenda de autoria da deputada Cleide Coutinho (PSB), que destinava recursos de R$ 2,5 milhões para aparelhamento do Corpo de Bombeiros.  A colocação do parlamentar foi por conta da falta de condições dos bombeiros em combater adequadamente o incêndio que aconteceu no Hospital Carlos Macieira, em São Luís.

Marcelo Tavares disse que a deputada da oposição, preocupada com a situação do Estado, apresentou a emenda que não atendia a nenhum interesse menor, mas destinava recursos para equipar o Corpo de Bombeiros. Só que a bancada do governo rejeitou a proposta e justifica, no Diário Oficial do dia 10 de dezembro de 2009, que “a emenda não atende às exposições constantes da Constituição Federal e da Lei Federal 4.320/64, bem como da Lei Complementar nº 101/2000 e não está compatível com o plano plurianual”.

Para o parlamentar, não houve vontade política do governo em equipar o Corpo de Bombeiros, que chegou ao hospital até com equipamento razoável, mas a água não tinha pressão e não conseguiu atuar no combate ao incêndio. Disse também que viu as imagens e também as inúmeras ambulâncias do Samu, que chegam com o paciente à UPA, mas o paciente não era recebido.

“No entanto, agora as ambulâncias do Samu, e aqui nós devemos reconhecer isso, atenderam a um sentimento de humanidade necessário e sem nenhuma disputa política e cumpriram sua obrigação, não fazendo favor, mas cumprindo a obrigação. Foi importante. E aí que nós devemos entender que esta Casa tem que estar acima das vontades governamentais , tem que fazer os reparos necessários dos projetos que vêm do Executivo para atender à coletividade”, cobrou.

“Imaginem se a prefeitura, com falta de visão, deixasse de ter mandado as ambulâncias do Samu para retribuir a insensatez da Secretaria de Saúde, quando não recebem os pacientes do Samu que vão até as UPAs. Ainda bem que a Prefeitura de São Luís e o secretário pensam diferente”, afirmou

Marcelo Tavares disse que a bancada de oposição voltará a apresentar emenda para equipar o Corpo de Bombeiros, não só de São Luís, porque o Maranhão cresceu e hoje os incêndios em prédios com vários andares estão se repetindo.

“Há poucos dias, tivemos (incêndio) no prédio mais caro de São Luís, o Two Towers. Saiu em alguns blogs e nós tivemos a oportunidade de observar. E agora no Hospital Carlos Macieira, que foi uma tragédia, mas graças a Deus não foi pior porque muita gente ajudou e foi importante”, avaliou.

O deputado Roberto Costa (PMDB) saiu em defesa do governo: “Acho que a situação que aconteceu — sei que o deputado não vai politizar porque é uma situação dramática onde tinha, acho, que centenas de vidas em risco —, mas em relação ao Corpo de Bombeiros, já foi adquirida, através da Secretaria de Segurança Pública, uma escada Magirus, um equipamento alemão que custa R$ 3,8 milhões, que até o final deste mês já vai desembarcar, em São Luís. Além disso, o governo também já adquiriu quatro APs, que são as viaturas de médio porte, também para combate ao incêndio. Então, o governo tem investido na aquisição desses equipamentos”.

Marcelo Tavares afirmou ainda que em nenhum momento colocou a culpa em alguém do governo, até por não ser o momento.  “Eu não estou colocando a culpa em ninguém do Governo do Estado, estou colocando aqui que nós não cumprimos a nossa responsabilidade, que decisões tomadas aqui neste plenário acabam por repercutir na vida do povo maranhense”, avaliou.