Deputado Luciano Genésio faz balanço de sua atuação parlamentar

Waldemar Têrr / Agência Assembleia
13/08/2012 23h01

Em pronunciamento na sessão desta segunda-feira (13), o deputado Luciano Genésio (PPS) fez um balanço de sua atuação parlamentar e informou que apresentou novo projeto de lei, que dispõe sobre a preferência na aquisição de unidades habitacionais populares para portadores de deficiência física permanente.

O projeto destina 10% das unidades oferecidas pelos programas habitacionais por conta da Fundação Getúlio Vargas apontar que dos nove Estados do Nordeste, oito deles têm as maiores taxas de Pessoas Portadoras de Deficiências (PPDs), de todas as espécies: físicas, mentais.

No Maranhão a média é de 16,40% da sua população com algum tipo de deficiência. Os números do Censo do IBGE de 2010, de acordo com o parlamentar, mostram um aumento significativo, dos 6,5 milhões de habitantes do Estado, cerca de 1,6 milhões habitantes são portadores de algum tipo de deficiência.

No balanço da atividade, Luciano Genésio disse que apresentou vários requerimentos, como, por exemplo, os que pedem para a cidade de Pinheiro uma Delegacia da Mulher, um Restaurante Popular, um Juizado Especial de Trânsito e o aumento do efetivo de policiais “porque lá o crime organizado impera, não só de agora, mas há bastante tempo”.

O deputado do PPS contou que solicitou também uma ambulância para a cidade, apesar do trabalho eficiente do Samu, serviço destinado recentemente ao município, mas a cidade precisa de mais ambulâncias por atender toda região da Baixada Maranhense.

Outros pedidos foram para São Bento, solicitando a implantação de um Restaurante Popular e de um IFMA. Para Chapadinha, o parlamentar requereu também uma ambulância e para Palmeirândia um campus da IFMA e uma agência do Banco do Brasil. Elogiou o secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, por haver deslocado o GTA para atender um paciente do município. “Devido à nossa cobrança, o Governo do Estado repassou a contrapartida do Samu que vinha segurando desde janeiro”, revelou.

Os deputados Othelino Neto (PPS) e Marcelo Tavares (PSB) fizeram apartes para elogiar o trabalho parlamentar do colega de plenário, em prol da Baixada Maranhense, e em especial de Pinheiro. Luciano Genésio agradeceu as intervenções e revelou que por conta de vir cobrando em plenário, fez com que o governo colocasse R$ 1,8 milhão em convênios para 12 associações no município de Pinheiro; aplicasse quase R$ 2 milhões, na Regional de Educação, que o Polo é em Pinheiro, da Baixada Maranhense; que colocasse ainda quase R$ 3 milhões, para melhoramento e asfaltamento da cidade de Pinheiro, porque a licitação ocorrerá no dia 4 de setembro.

“Então, a gente quando faz oposição, tem pelo menos que chamar a atenção do governo, para olhar a realidade da nossa região, a realidade da nossa Baixada, a realidade do nosso município”, afirmou.