Mesa Diretora comunica ao Plenário a morte do ex-deputado Aluisio Lobo

Agência Assembleia
14/08/2012 12h11

Mesa Diretora comunica ao Plenário a morte do ex-deputado Aluisio Lobo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), fez no início da sessão desta terça-feira (14) o comunicado do falecimento do ex-deputado Aluísio de Abreu Lobo, que exerceu mandato na legislatura de 1983-1987, além de ter ocupado diversos cargos ao longo de sua carreira como homem público no Maranhão.

“A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa comunica com pesar o falecimento do ex-deputado estadual Aluísio Lobo. Aluísio Lobo exerceu importantes cargos públicos, a exemplo de prefeito de Caxias, deputado estadual e militar condecorado pelo Exército Brasileiro. Manifestamos nossas condolências aos familiares e também ao povo caxiense, terra que ele tanto exaltava”, afirmou Arnaldo Melo.

Logo em seguida, por sugestão do deputado Manoel Ribeiro (PTB), a sessão foi suspensa para um minuto de silêncio em memória ao ex-parlamentar.  A deputada Cleide Coutinho (PSB), que já se encontrava na tribuna, proferiu um discurso lamentando a morte do ex-parlamentar, que tinha 95 anos de idade.

“Sinto e lamento a morte do nosso amigo Aluísio Lobo, tenente Aluísio Lobo. E já estou entrando com um requerimento, através do qual solicito que seja consignado nos Anais desta Casa o falecimento do ex- deputado Aluísio Lobo, que teve importante destaque na política não só de Caxias, mas do Maranhão, e ainda requeiro que seja encaminhada mensagem de pêsames aos familiares do nosso saudoso conterrâneo”, afirmou a deputada.

Ela lembrou que, quando chegou à cidade de Caxias, há 41 anos, teve a chance de conhecer pessoalmente o ex-deputado Aluisio Lobo. “Eu o encontrei trabalhando muito, ele ocupou cargos importantes: foi escrivão do cartório, diretor do Ginásio Caxiense, tenente, oficial da reserva do Exército brasileiro, conselheiro do Tribunal de Contas Estado, prefeito por dois mandatos e deputado estadual”, acrescentou Cleide Coutinho.

Aluísio Lobo morreu em São Luís, na madrugada desta terça-feira (14), por volta das 3h30. Fundador da Escola de Música do Bom Menino, criada na Fundação José Sarney, no antigo Convento das Mercês, ele estava internado no Hospital São Domingos e teve falência múltipla de órgãos.

Ex-tenente do Exército, Aluísio Lobo fundou, em 1993, com o atual presidente do Senado, José Sarney, a Escola de Música do Bom Menino. A escola abre oportunidades de profissionalização e estudo para crianças e adolescentes. A instituição é mantida pela Associação dos Amigos do Bom Menino das Mercês, comandada atualmente por Raimundo Nonato Quintiliano.

O velório ocorre nesta manhã na Pax União, Centro da capital, e o enterro está marcado para as 17h no Parque da Saudade, no Vinhais. Aluízio Lobo foi prefeito de Caxias, deputado estadual e fundou também a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) no município.