Deputados prestam homenagem ao centenário do ex-senador La Rocque

icone-whatsapp
Waldemar Terr / Agência Assembleia
15/08/2012 15h46

 

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (15), o deputado Marcelo Tavares (PSB) prestou homenagem ao centenário de nascimento do ex-senador Henrique de La Rocque Almeida, ocorrido no dia 8 de agosto de 1912, em São Luís. Os deputados Tatá Milhomem (PSD) e Manoel Ribeiro (PTB) também renderam homenagem ao já falecido ex-senador maranhense.

 

O primeiro que tratou do assunto foi o deputado Marcelo Tavares, que contou que Henrique de La Roque foi um político conhecido nas décadas passadas que exerceu vários mandatos; advogado, jornalista, filho de Marcelino Gomes e de Marieta de La Rocque Almeida, e falecido no dia 16 de agosto de 1982, não deixando filhos. Contou ainda que ele começou os seus estudos no Maranhão e se formou em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

“E para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer a vida política de La Rocque, eu até pela idade me incluo entre esses, não acompanhei de perto, pois quando do seu falecimento eu tinha 11 anos, ele foi deputado federal em vários mandatos, de 54 a 58, 59 a 62, 63 a 66, 68 a 71 e 71 a 74, e senador de 1975 até 1980, quando foi nomeado ministro do Tribunal de Contas da União. Faleceu em 1982. São vários os pontos públicos, os órgãos públicos aqui que têm a sua denominação em homenagem a Henrique de La Rocque. Quero citar dois, o município próximo a Imperatriz, município de Senador Henrique de La Rocque, e também o palácio do governo do Estado”, lembrou.

 

Em aparte, o deputado Tatá Milhomem também rendeu homenagem a La Roque e afirmou que o ex-senador foi um dos melhores homens públicos que já conheceu. “Era realmente um homem ímpar, era um cara excepcional. Inclusive em Brasília, quando eu morei lá, precisei dele para fazer algumas coisas, que me ajudasse em determinados assuntos honestos, e ele se propôs e resolveu os problemas”, contou, lembrando-se da homenagem prestada antes também pelo deputado Chico Gomes (DEM), na data do centenário.

 

Marcelo Tavares contou que na data estava em São Paulo e não ficou sabendo, por isso ia continuar com a homenagem. “Como o deputado Manoel Ribeiro lembrou até a numeração da casa, ele de fato era uma figura que se hospedava na casa de minha avó Francisca Almeida, na Rua Paz, 151. Então eu tinha essa ligação familiar e me senti na obrigação, mas até pelo vulto que foi o senador Henrique de La Rocque, mas espero que agora a imprensa, de alguma maneira faça, dê conhecimento à população maranhense que nós comemoramos, no dia 08 de agosto, 100 anos de nascimento desse grande político”, frisou.

 

MAIS HOMENAGENS

 

Em seguida, foi a vez de o deputado Manoel Ribeiro fazer uso da palavra para homenagear o ex-senador e contou um episódio pitoresco e afirmou que a homenagem prestada por Tavares foi justa e sincera. “O senador da República era um homem que era reconhecido em todo o país. E chamava-o carinhosamente ‘Santa Teresinha’ por que ele não fazia mal a ninguém e tinha a sua candura, o seu olhar e sua maneira de tratar o próximo, toda vez que era reivindicado.

 

Manoel Ribeiro citou que La Roque foi diretor do IAPC e, à época, lançou o projeto, antes que o BNH, de casa própria para funcionários públicos.


Banner