Othelino Neto denuncia falta de atendimento médico a uma criança

Waldemar Terr / Agência Assembleia
16/08/2012 13h54

Othelino Neto denuncia falta de atendimento médico a uma criança

O deputado Othelino Neto (PPS) criticou, na sessão desta quinta-feira (16), o sistema de saúde pública do Estado, ao relatar a falta de atendimento a uma criança vinda de Barreirinhas, com uma semente no ouvido. O parlamentar disse que tomou conhecimento do caso ao receber, no dia anterior (15), a visita do vereador Charles Brown, presidente da Câmara do Municipal de Barreirinhas, quando pôde “mais uma vez constatar a situação difícil e vexatória do sistema de saúde pública no Estado do Maranhão”.

De acordo com Othelino Neto, esse episódio “foi um caso emblemático”, porque aconteceu na UPA do Araçagy, “que é um desses produtos da propaganda governista mais divulgado atualmente”. Ele contou que antes a criança, que estava com dor de ouvido, não conseguiu ser atendida em Barreirinhas e foi trazida para a capital do Estado, sendo levada pelo vereador para a UPA do Araçagy, mas também não teve o caso resolvido.

O deputado afirmou que em relação a essa UPA “foi feita tanta propaganda dizendo que é excelência em qualidade, mas foi feita com recursos do governo federal e divulgada como obra do governo estadual”. Segundo o parlamentar, chegando à UPA, não souberam o que fazer para resolver o problema da semente que estava no ouvido da criança. “Todo aquele hospital, com o luxo que tem, com a organização que tem, inclusive realmente é um hospital bonito, climatizado, e não conseguiram resolver um problema simples e trivial, que foi retirar um caroço do ouvido da criança”.

O deputado relatou também que a criança continuava sofrendo. “Não tiveram o que fazer e disseram ao vereador para que levasse essa criança para o Socorrão, talvez lá eles resolvessem, mas ele, já compadecido com a situação, porque, além da criança estar doente, a mãe estava a ponto de dar à luz outra criança, resolveu ir a uma clinica particular, pagou a consulta, e não passou mais do que dez minutos na sala do otorrino para resolver a questão”.

Othelino Neto disse que citou um exemplo simples “para mostrar porque os mais bem aquinhoados, inclusive os comandantes do nosso Estado, quando têm uma dor de cabeça repetida, correm para São Paulo”, mas que o cidadão comum estaria abandonado.

“Se não fosse a criança ter sido levada e ter pago uma consulta de duzentos e cinquenta reais, ela estaria até agora com o ouvido doente, inflamado, sofrendo. Então essa é a realidade do nosso Estado: sistema de saúde falido, cada vez pior, e uma propaganda tentando mostrar para a população que o sistema de saúde está organizado, que o secretário está fazendo um grande trabalho”, declarou.

Othelino disse ainda que está aguardando o relatório detalhado sobre a questão do incêndio no Hospital Carlos Macieira. “Eu ainda estou com dificuldade de entender como é que um hospital que sofreu um investimento, não tinha condição sequer de tomar as primeiras providências para conter o incêndio no setor de almoxarifado”, disse.