Servidores do Incra marcam presença na Assembleia Legislativa

icone-whatsapp
Assecom / Zé Carlos
17/08/2012 14h38

Servidores do Incra marcam presença na Assembleia Legislativa
Foto original

 

Servidores do Incra marcaram presença na Galeria da Assembleia Legislativa, como forma de apoiar os pontos abordados pelo deputado Zé Carlos do PT sobre a greve promovida pela instituição, que hoje completa 60 dias. Retomando o tema na Casa, que conta com o apoio de todos os parlamentares, o petista fez uso do Grande Expediente nesta quarta-feira (15).

 

Inicialmente, o deputado Zé Carlos traçou um histórico da instituição, criada em 1970, que atua por meio de 30 Superintendências Regionais, em todo o território nacional.

 

O pronunciamento do deputado focou os programas desenvolvidos pelo Incra no Maranhão, frisando a grande relevância do órgão para o estado, que possui 48% da população maranhense residente na zona rural, marcando a sua essência agrícola.

 

Durante a sua fala, Zé Carlos informou que o Incra é responsável por 947 projetos de assentamento, relativos a uma área de 4,5 milhões de hectares e uma população de 118 mil famílias assentadas, ou 708 mil habitantes.

 

 Os principais eixos de ação do órgão são o crédito instalação, assistência técnica, ações de infraestrutura, Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural e gestão ambiental.

 

“Estes programas e ações que apresentei são alguns dos muitos desenvolvidos pelo Incra no Maranhão, que conta hoje somente com 337servidores, dos quais 214 (63,49%) estarão em condições de aposentadoria em 2013”, alertou o deputado Zé Carlos.

 

Fica evidente, portanto, a real necessidade da realização de concursos públicos para a contratação de novos servidores, além do atendimento das demais reivindicações, por eles defendidas.

 

Por falta de uma proposta por parte do governo federal, não há expectativa para resolução dos conflitos. A presidência da república trabalha com o prazo de 31 de agosto, quando fecha a proposta orçamentária para o próximo ano.

 

REIVINDICAÇÕES

 

As reivindicações dos servidores do Incra são:

 

- Reposição da força de trabalho, com a realização de concursos públicos;

- Reestruturação do Órgão, através da criação de novas diretorias e Unidades Avançadas;

- Reestruturação das carreiras, por meio de recomposição salarial e correção de distorções salariais em relação a outras categorias de servidores do Poder Executivo, que têm atribuições semelhantes às do INCRA;

- Inclusão efetiva da reforma agrária na agenda do governo federal, com a disponibilização orçamentária e financeira compatível com as atividades desempenhadas pelo Órgão.


Banner