Servidores da Assembleia participam de aula inaugural do curso de Libras

icone-whatsapp
Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
17/08/2012 15h22

Servidores da Assembleia participam de aula inaugural do curso de Libras
Foto original

 

A Escola do Legislativo realizou, nesta sexta-feira (17), a aula inaugural do curso sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento foi realizado no auditório da Creche-Escola Sementinha, com as presenças dos alunos e dos diretores Institucional, Ivan Sarney, e de Recursos Humanos, Eduardo Pinheiro Ribeiro.

 

O curso será realizado com uma duração mínima de dois meses, com aulas às segundas e sextas-feiras, entre as 10h e 12h. O principal objetivo é passar noções e dotar os servidores da Assembleia Legislativa de noções para atender ao público que utiliza a Libras.

 

“A Lei da Acessibilidade estabelece que os órgão públicos precisam ter ao menos 10% do seu quadro pessoal capacitado na língua de sinais. Então com este curso a Assembleia faz a sua parte e esperamos formar inicialmente 250 servidores. Já iniciamos uma primeira turma em parceria com a Escola de Governo do Estado e estamos bastante satisfeitos com mais estas duas”, disse Ivan Sarney.

 

As aulas serão ministradas pelos dois intérpretes de Libras que trabalham na Casa, os professores Valéria de Sousa e Sousa e César Rafael, que diariamente ajudam na tradução das sessões legislativas pela TV Assembleia. “Muita gente acha que fazemos mímica e na verdade o que utilizamos é uma nova língua. É esse tipo de noção que passaremos no curso”, explicou Valéria.

 

Já César Rafael destacou que além das noções passadas em sala de aula e através do material didático distribuído, os alunos também precisarão ter um bom engajamento para que possam apreender cada vez mais a nova língua: “O que nós passamos são noções, regras linguísticas, mas para ter fluência vai depender muito de cada um e isso não acontece de uma hora para outra. Por isso é importante que o aluno tenha um bom período de assimilação e estudos, da mesma forma como acontece quando estamos no período de alfabetização no português.”

 

A partir de segunda-feira (20) os alunos serão divididos em duas turmas específicas. Em uma as aulas serão ministradas na Escola do Legislativo e na outra, na Sala das Comissões.


Banner