Gardênia Castelo afirma que comissão da prefeitura estuda contrato da Caema

Waldemar Terr / Agência Assembleia
21/08/2012 19h07

Gardênia Castelo afirma que comissão da prefeitura estuda contrato da Caema

A deputada Gardênia Castelo (PSDB) lamentou, na sessão desta terça-feira (21), que São Luís enfrente problemas graves nas áreas de abastecimento de água e de saneamento básico, com a balneabilidade das praias da cidade comprometida, mas que isso seria responsabilidade direta da Caema.

“É lamentável que toda as praias de São Luís estejam comprometidas por falta de uma ação realmente necessária na área do saneamento. E nós sabemos que hoje essa questão de água e esgoto é tratada pela Caema - Companhia de Águas e Esgotos, comandada pelo Governo do Maranhão. De fato, tratar água e esgoto seria e é uma prerrogativa do município, mas há anos atrás foi dada uma concessão para a Caema e é ela quem cuida disso”, explicou.

A parlamentar tucana contou que recentemente o prefeito João Castelo (PSDB) nomeou uma comissão para que faça um estudo de como está sendo cumprido o contrato que a Caema tem com o governo, e que possa trazer dados que possam fundamentar o rompimento desse contrato.

“É inadmissível que a gente volte a ter água em carro pipa. Aliás, 30 anos atrás quem trouxe água para essa cidade foi o então governador João Castelo através do Projeto Italuis, puxando água do continente a 82 km, lá do Rio Itapecuru, e de lá para cá, infelizmente, esse projeto, feito para atender a cidade nos 20 anos que se passaram, não houve manutenção e muito menos a complementação dele para que a cidade não vivesse o colapso que vive”, denunciou.

Gardênia Castelo lembrou que já havia dito em pronunciamento anterior que “vergonha” é a Caema ter aumentado a tarifa de água em 20%, além “de cobrar o esgoto, não bota água e nem faz o esgotamento sanitário”. E cobrou da colega de plenário, Eliziane Gama (PPS), que havia atribuído ao município responsabilidade por alguns dos problemas de saneamento básico, que como presidente da Comissão de Meio Ambiente já deveria ter cobrado do Governo do Estado o fato das praias da cidade estarem poluídas e de haver ausência total na questão de saneamento básico.

“A Prefeitura de São Luís hoje tem obras que montam mais de cem milhões de reais na área de saneamento. São vários canais sendo tratados, sendo retificados, como o canal do Coroado, que está pronto e inaugurado. Era um rio de es goto e hoje está lá urbanizado, inclusive já saiu a solicitação da praça de esporte e cultura em parceira com o Governo Federal, com a presidente Dilma. O canal do Cohab/Cohatrac, a retificação do canal do Portinho, a drenagem do Mercado Central, o canal do Shopping Tropical entre o Jornal Imparcial, o rio Gangan, a macrodrenagem da Rua Cônego Tavares”, enumerou.

Segundo a parlamentar do PSDB, boa parte dessas obras seria da responsabilidade do Governo do Estado, mas como não faz, a prefeitura fez esses projetos e foi buscar recurso federal para poder em parceria com a presidente Dilma executar essas obras, que felizmente foi atendida, porque só a prefeitura não teria condições de fazer todas essas obras de saneamento.

“Portanto é importante que esta Casa sim, também dê a sua participação, em especial a Comissão de Meio Ambiente presidida pela deputada Eliziane Gama, cobre do Governo do Estado, notadamente da questão da balneabilidade das praias. Deputada, diferente do que a senhora diz, não é atribuição hoje do município cuidar da balneabilidade das praias, porque existe um contrato de concessão da prefeitura com o Governo do Estado para cuidar de água e esgoto. Era esta a retificação que eu gostaria de fazer aqui, para que de fato aqueles que não conheçam bem o assunto não possam ter informação deturpada”, afirmou.